Após espera para ser transferido, homem de 45 anos morre com suspeita de Covid-19 em UPA de Feira de Santana


Antes da morte de Cosme Araújo Machado ser confirmada, a família gravou um vídeo explicando a situação do paciente e a demora da chegada de uma UTI móvel. Covid-19: Paciente em estado grave precisa de UTI móvel para transferência à Salvador
Um homem de 45 anos morreu na manhã desta quinta-feira (4), após esperar por transferência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Mangabeira, em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. O paciente estava com sintomas graves da Covid-19.
De acordo com a família de Cosme Araújo Machado, ele teve a regulação liberada desde quarta-feira (3) para o Hospital Espanhol, em Salvador. No entanto, a transferência ainda não tinha acontecido porque o paciente precisava de uma Unidade de Terapia Intensa (UTI) móvel e o veículo não apareceu até a manhã desta quinta.
Antes da morte de Cosme ser confirmada, a família gravou um vídeo explicando a situação do paciente. Ele deu entrada na unidade no domingo (31) e foi liberado após medicação. No entanto, na terça (2), ele teve uma piora e sentiu falta de ar. Cosme ficou em isolamento na unidade e, na quarta, foi entubado.
Após espera para ser transferido, homem de 45 anos morre com suspeita de Covid-19 em UPA de Feira de Santana
Reprodução/TV Subaé
“Já conseguiram uma vaga lá para o Hospital Espanhol, em Salvador, está esperando a UTI móvel, que até hoje não chega. Meu pai está com risco de morte e eu não sei mais o que fazer, já não tenho mais psicológico, porque meu pai tem 45 anos, é diabético. O pulmão dele está entrando líquido e, mesmo entubado, não está conseguindo respirar”, relatou Caíque Machado, filho do paciente.
A família de Cosme disse que ele fez o exame para Covid-19, mas o resultado não saiu. Mesmo sem a confirmação, o relatório médico declara insuficiência respiratória com suposta causa da Covid-19.
A reportagem da TV Subaé solicitou um posicionamento da Secretaria de Saúde sobre a UTI móvel, mas, até o momento de publicação desta reportagem, não houve retorno.
Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.
Initial plugin text

By Negócio em Alta

Veja também