Município, no entanto, tem 60 casos confirmados da doença, com quatro mortes, e apresenta um dos piores índices de isolamento da região. Americana não abriu posto exclusivo para atender pacientes com Covid-19
Americana (SP) ainda não abriu o pronto-socorro exclusivo para atendimentos às pessoas com sintomas causados pelo novo coronavírus, que fica ao lado do Hospital Municipal (HM). De acordo com a prefeitura, o motivo é a baixa demanda de pacientes no momento.
A administração municipal disse que, inicialmente, a ideia era atender os casos do coronavírus somente no pronto-socorro antigo do Hospital Municipal. No entanto, como a procura por pacientes com sintomas é baixa, esses atendimentos estão sendo realizados também no PS novo do Hospital, mesmo local dos demais.
A prefeitura ainda afirmou que, como não tem demanda suficiente, não deixará funcionários unicamente para atender os pacientes com suspeita da doença e, consequentemente, segundo a administração municipal, ter um gasto extra.
Em contato com o G1, o município explicou que caso alguém chegue com os sintomas do coronavírus, ele será isolado em uma área do Hospital Municipal e receberá o atendimento recomendado, seguindo o protocolo médico.
No momento, novo pronto-socorro do Hospital Municipal de Americana (SP) recebe todos os tipos de pacientes
Marilia Pierre
Coronavírus em Americana
O último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde apontou que a cidade contabiliza 60 casos da doença, sendo que 52 pacientes já são considerados curados. Outros três pacientes seguem internados e um está em isolamento domiciliar. Além disso, em decorrência de complicações da Covid-19, quatro pessoas morreram. Dentre elas, uma no próprio Hospital Municipal..
Ainda sem o resultado do exame comprovatório, 19 casos são considerados suspeitos: uma morte, seis internados em hospitais, nove em isolamento domiciliar, e três que já cumpriram a quarentena.
Além disso, o município apresenta um dos piores índices de isolamento na região de Campinas (SP), o que pode influenciar diretamente em um aumento na propagação do vírus. No último levantamento diário feito pelo estado com 12 cidades da região, Americana teve um índice de 43%, atrás apenas de Sumaré, com 42%. Os dados são sobre a última terça-feira (12).
Novos funcionários
Em um outro comunicado, divulgado na última terça-feira (12), a administração revelou que recebeu 1.084 currículos de candidatos interessados no processo seletivo de novas vagas para o sistema de saúde.
A Secretaria de Saúde informou, nesta quinta, que o processo já foi finalizado, mas as contratações só serão realizadas se houver aumento da demanda.
Vídeo: entenda as expressões da pandemia
Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia da Covid-19
Coronavírus: resumo com as principais características dos testes moleculares e dos testes rápidos
Guilherme Luiz Pinheiro/Arte G1
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas