Observatório espacial registra chuva de meteoros Orionids no RS


Período de observação é entre 2 de outubro e 7 de novembro, mas pico ocorre nas madrugadas desta terça e quarta-feira (20 e 21). Veja imagens. Observatório espacial registra chuva de meteoros Orionids no RS
Observatório Heller & Jung/Divulgação
O período de observação da chuva de meteoros Orionids acontece entre 2 de outubro e 7 de novembro. Porém, o pico ocorre nas madrugadas desta terça e quarta-feira (20 e 21).
O Observatório Espacial Heller & Jung, em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, registrou imagens da “queda” dos meteoros na madrugada passada.
“A chuva de meteoros Orionids, que ocorre na constelação de Órion, é proveniente das fragmentos do cometa Halley”, afirma o professor Carlos Jung, sobre a origem do fenômeno.
O fenômeno pode ser observado por qualquer observador no Brasil, desde que o céu esteja sem nuvens ou com pouca nebulosidade. Com tempo e localização favoráveis, os moradores do Rio Grande do Sul podem assistir à “chuva”.
O observatório conseguiu sobrepor os registros dos meteoros em uma mesma imagem a partir de uma câmera apontada entre o nordeste e leste. (Veja abaixo)
A chuva de meteoros Orionids é proveniente das fragmentos do cometa Halley
Observatório Heller & Jung/Divulgação
Veja os vídeos mais recentes do G1 RS:

By Negócio em Alta

Veja também