AP tem mais de 1 mil casos e aparece com maior taxa de incidência de Covid-19 no país


A ocorrência no estado é de 1.277 a cada 1 milhão de habitantes, segundo o Ministério da Saúde. UTI para atender pacientes com complicações do novo coronavírus no Amapá
Marcelo Loureiro/Secom
Com mais de 1 mil infectados, o Amapá é o estado com maior taxa de incidência de Covid-19 no país. A ocorrência é de 1.227 casos a cada 1 milhão de habitantes. É o que mostra os dados do Ministério da Saúde (MS) atualizados na tarde de quarta-feira (29).
O estado aparece na frente até mesmo do Amazonas, que apresenta uma taxa de incidência de 1.158. Com relação ao índice de mortalidade, o Amapá vem na 6ª posição entre todas as unidades federativas do Brasil, com uma taxa de 40 por 1 milhão de habitantes.
Realização de teste da Covid-19
Reprodução/TV Globo
O levantamento considera a projeção populacional do Tribunal de Contas da União (TCU) para 2019. O MS passou a incluir a taxa de incidência no painel on-line da Covid-19 desde segunda-feira (27).
Em contraposição, desde a posse do ministro Nelson Teich, em 17 de abril, o órgão abandonou a prática de divulgar regularmente quais cidades do país estão em situação de emergência, devido o grande número de casos no Brasil, que já ultrapassa 78 mil infectados.
Área do cemitério São Franscisco destinada para enterros de pessoas mortas pro Covid-19
Rede Amazônica/Reprodução
No entanto, o levantamento exclusivo que o G1 faz diariamente junto às secretarias estaduais de saúde mostra que há 78 cidades brasileiras em situação de emergência.
A pesquisa aponta que uma cidade precisa ter o equivalente a 52,11 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes para se enquadrar no estado de emergência. Também é considerado apenas municípios com ao menos 30 casos da doença.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse é mínimo necessário para que se possa fazer uma avaliação dos efeitos da Covid-19. O recorte foi usado para evitar distorções em locais que devem o alto coeficiente exclusivamente ao fato de terem uma população muito pequena.
Recipiente com amostra para teste de Covid-19
Sajjad Hussain / AFP/arquivo
Com base nesse levantamento, até a manhã desta quinta-feira (30), os municípios de Macapá, com taxa de incidência 156,76, Santana, com taxa de 103, e Laranjal do Jari, com índice de ocorrência de 75,38, são as cidades do Amapá em estado de emergência. A média do Brasil é de 34,74 casos por 100 mil habitantes.
Oiapoque, por exemplo, apresenta taxa de incidência de 84,34 (acima dos 52,11), mas não se enquadra como estado de emergência por ter, até o momento, 23 casos confirmados. A situação se repete com os municípios de Mazagão, com taxa de 55,47, e Itaubal, com taxa de 54,52, mas têm 12 e 3 infectados registrados, respectivamente.
Para ler mais notícias do estado, acesse o G1 Amapá.

By Negócio em Alta

Veja também