Prefeitura de Campanha realiza testagem em massa para Covid-19 em assintomáticos


Secretaria de Saúde já comprou 5 mil testes. Primeira etapa é em quem trabalha em serviços essenciais ou no atendimento ao público. A Prefeitura de Campanha (MG) decidiu realizar testes em massa para identificar casos assintomáticos da Covid-19. A Secretaria Municipal realizou a compra de 5 mil testes até o momento e pretende reforçar o combate à doença na cidade.
Os municípios brasileiros têm recebido testes do Ministério da Saúde, que são aplicados em pessoas com sintomas. Para atingir um público maior, a prefeitura decidiu realizar a compra dos novos testes.
“É importante para o planejamento das ações em Saúde relação a Covid, para que a gente conheça o cenário epidemiológico real do município. Por isso, tomamos essa decisão da testagem em massa. Existe um protocolo do Ministério Público com relação a testagem de sintomáticos e nós recebemos os testes para realizar nos pacientes que apresentam sintomas do Covid. Porém, o município tem autonomia para realizar ou não a aquisição de testes e fazer a testagem de assintomáticos e essa foi a nossa decisão”, explicou a secretária de Saúde Rafaela Pereira Magalhães.
A testagem foi dividida em fases. A primeira está em andamento e tem foco em quem trabalha em serviços essenciais ou no atendimento ao público, o que já teve início no comércio da cidade.
O teste não é obrigatório, mas a secretária de Saúde pediu que as pessoas colaborem. “Essa testagem em massa também auxilia o município na retomada da atividade econômica de uma forma mais segura e consciente. Estamos no momento testando o comércio e eu queria fazer um alerta para que o comércio não tenha medo. É muito melhor que a gente faça um diagnóstico precoce, rápido e isolar o paciente, do que ele continuar trabalhando e transmitir o vírus”.
Donos de estabelecimento que tenham interesse em testar funcionários podem realizar o agendamento pelo telefone (35) 9 8704-2674.
Campanha (MG) realiza testagem em massa para Covid-19
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas

By Alice Pavanello

Veja também