Hospital montado anexo ao Into tem inauguração prevista para o dia 15, quando ministro interino da Saúde deve visitar o Acre. Into vai passar a atender pacientes com sintomas leves de Covid-19
A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) anunciou que Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into) vai começar a atender, a partir do dia 8 de junho, casos leves de ambulatoriais de Covid-19 em Rio Branco. A medida deve ajudar ainda do desafogamento das unidades de saúde do estado.
“É o espaço que chamamos de porta de entrada para o atendimento de Covid-19 e onde, a partir da semana que vem, vamos atender o público com consultas ambulatoriais para pacientes de casos leves que precisam de tratamento em casa e recebendo o medicamento, e de pacientes que precisam de internação, que o hospital já vem fazendo com a capacidade de UTI e de enfermaria”, disse o secretário de Saúde, Alysson Bestene, em entrevista à Rede Amazônica Acre neste sábado (6).
Além disso, o hospital de campanha, que está sendo montado em anexo ao Into deve ser inaugurado no dia 15, a data inicial era dia 10, mas ha previsão de que o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, faça uma visita ao estado acreano e à unidade de saúde.
Caso a visita seja confirmada, a inauguração do hospital de campanha deve ser feita por Pazuello no dia 15.
“Devemos ter a confirmação já no início da semana. Existe toda uma conversa com o cerimonial do ministro para que haja a confirmação no dia 15 e para a realização da entrega do hospital de campanha, que fizemos ao lado do Into. Visitei a obra, cerca de 90% já está pronto, então, agora estamos equipando e montando as equipes para atendimento”, destacou.
O Into passou a receber os pacientes graves de Covid-19 no início de maio, quando os pacientes foram transferidos para a unidade. O estado tem mais de 7,5 mil infectados pela Covid-19 e mais de 200 mortes pela doença até este sábado.
Ocupação de leitos
O secretário falou também que os leitos de enfermaria clínica vão ser transformados em leitos de UTI para atendimento de pacientes graves da Covid-19. Segundo ele, dos 67 leitos já entregues no hospital de campanha 30 estão ocupados com pacientes graves.
“A partir do dia 15 vai ter mais 100 leitos de enfermaria, além dos 67 que temos no Into, sendo que 30 já estão ocupados de UTI. Vamos ampliar, transformando esses leitos de enfermaria em UTI quando o hospital for inaugurado. Estamos recebendo respiradores, bombas de fusão e outros equipamentos, para a gente adaptar esses leitos de enfermaria em UTI”, frisou.
Into vai passar a atender casos leves e também ambulatoriais
Reprodução/Rede Amazônica Acre
Recursos
O Acre já recebeu mais de R$ 46 milhões em recursos para o combate ao novo coronavírus. O dinheiro foi enviado pelo Ministério da Saúde para as unidades do estado e também de emendas da bancada federal.
Para acompanhar a situação, o Ministério Público Federal (MPF) fez novas recomendações com relação a adequação na transparência dos gastos.
O órgão federal recomendou, na quinta-feira (4), que seja criado ou aprimorado os sites de transparência exclusivos para o controle dos gastos de verbas federais recebidas para o combate à Covid-19.
Além do governo do estado, as prefeituras das cidades de Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Senador Guiomard e Xapuri também receberam o documento.
Colaborou Luízio Oliveira, da Rede Amazônica Acre.