Shoppings em Juiz de Fora se preparam para reabertura diante da pandemia da Covid-19


De acordo com o Estado, lojas que estão dentro dos empreendimentos poderão funcionar na mesma dinâmica e no limite da respectiva onda em que o município estiver. G1 procurou os estabelecimentos. Funcionário de loja de sapatos usa máscara em um shopping center de Brasília durante a pandemia do novo coronavírus no Brasil
Eraldo Peres/AP
Após o Governo de Minas autorizar reabertura dos shoppings centers e galerias comerciais para cidades que aderiram ao “Minas Consciente”, os empreendimentos de Juiz de Fora se preparam para receber os clientes.
De acordo com o Estado, as lojas que estão dentro dos shoppings e galerias poderão funcionar na mesma dinâmica e no limite da respectiva onda em que o município estiver. Ou seja, Juiz de Fora está na “onda verde” e seguimentos como supermercados, padaria, lanchonetes, confeitaria, lojas de doces, balas e bombons e outros estarão autorizados a reabrir.
Entre os empreendimentos do município, o Mister Shopping, Jardim Norte, Alameda e Independência Shopping informaram ao G1 que vão seguir as determinações do Governo de Minas e retomar o funcionamento na próxima segunda-feira (8). Veja abaixo mais informações.
Nesta sexta-feira (5), a Prefeitura informou que a reabertura dos estabelecimentos não depende da reedição do decreto municipal 13.959. Entretanto, o documento deve ser alterado nos próximos dias.
Onda verde
Conforme o decreto, Juiz de Fora aderiu à onda verde, que autoriza apenas o funcionamento de serviços considerado essenciais, como agronegócio, construção civil, serviços bancários, serviços de saúde, serviços de telecomunicação, funcionamento de supermercados, farmácias, postos de gasolina, entre outros.
A lista completa com todas as atividades autorizadas para funcionamento está disponível no site da Prefeitura.
O que dizem os empreendimentos
Mister Shopping
Foto registrada no Mister Shopping em Juiz de Fora antes da pandemia do coronavírus
Mister Shopping/Divulgação
No Mister Shopping, a operação atualmente está restrita às clínicas médicas, com funcionamento em horários especiais, e clínicas odontológicas com atendimento às urgências e emergências; ambos setores seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e as liberações dos órgãos competentes.
Conforme a administração, o fluxo de entrada é limitado, liberando-se uma pessoa por vez e com obrigatoriedade do uso de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel e identificação do local de destino.
No local, foram instalados totens com álcool em gel nas portarias que são acionados pelos pés – sem contato das mãos com os dispensers. Os elevadores foram limitados e os clientes instruídos a preferencialmente fazerem o uso das escadas para se deslocarem entre os pavimentos.
Além disso, os objetos de contato como maçanetas, corrimãos e botões dos elevadores têm sido higienizados a cada três horas e os degraus das escadas rolantes estão na proporção de 3 para 1 (3 degraus inoperantes a cada 1 operante).
Os funcionários também estão seguindo padrões de segurança, utilizando máscaras e realizando higienização das mãos. Aqueles classificados como grupo de risco permanecem em casa.
O estacionamento atua com 1/3 da capacidade: 41 vagas no horário de 7h às 19h e aos sábados de 8h às 13h, também seguindo todas as recomendações dos órgãos.
“Nos preparamos com antecedência para o momento da liberação da reabertura, mesmo com a indefinição de prazo ou protocolos. Com isso, todos os cuidados já divulgados foram providenciados, como a compra de termômetros, álcool em gel e desinfetantes especiais. Como a onda verde inclui nossas lojas de alimentação, ótica e lojas de cosméticos e perfumaria, a reabertura seguirá o protocolo já divulgado pelo programa “Minas Consciente'”, divulgou em nota o Mister Shopping.
Entre os estabelecimentos previstos para retomar o funcionamento estão 100% gostoso, Cacau Show, Essenciale, Mahogany, Majestade Doces, Mc Donalds (quiosque), Mister Coffee, O Boticário, Óticas Carol, Quem Disse, Berenice? e Sensória.
Santa Cruz Shopping
Em contato com o G1, a assessoria informou que o Santa Cruz Shopping vai funcionar só com uma porta para controlar o número de pessoas e que estão preparados para iniciar o funcionamento com álcool em gel, seguindo todas as normas previstas pelo Governo.
Entretanto, o local ressaltou que esperaria o decreto municipal. Após a Prefeitura informar que não havia necessidade da reedição, a reportagem entrou em contato com o shopping para saber se mesmo assim a unidade esperaria a alteração, mas até a última atualização desta matéria não houve retorno.
Independência Shopping, Jardim Norte e Alameda
Sede do Shopping Jardim Norte em Juiz de Fora
Shopping Jardim Norte/Divulgação/Leonardo Costa
Em nota conjunta, o Alameda, Independência Shopping e Shopping Jardim Norte explicaram que se preparam para a reabertura de forma gradual e segura.
De acordo com o pronunciamento, “os locais se organizam de forma cooperada para a retomada das atividades, com foco na segurança dos colaboradores, lojistas e clientes. A partir desta segunda-feira, as lojas que se enquadram na onda verde estarão abertas ao público das 12h às 20h”.
Segundo os shoppings, diversas medidas foram providenciadas. Mesmo fechados, os empreendimentos mantiveram uma rotina contínua de limpeza e higienização dos espaços comuns, e farão nestes próximos dias, uma grande operação, para adequar aos cuidados recomendados para o combate ao novo coronavírus.
Medidas
Corredor do Alameda em Juiz de Fora
Alameda/Divulgação
Nas entradas dos estacionamentos do Independência Shopping e Jardim Norte, o ticket terá emissão automática, de forma que o cliente não precise acionar botões para acessar o local. Ainda no estacionamento, haverá limitação de vagas a serem ocupadas e recomendações aos motoristas de distanciamento entre veículos.
O uso de máscara será obrigatório em todas as dependências dos shoppings, bem como dentro das lojas. Nas entradas, haverá controle no número de pessoas para evitar aglomerações, aferição de temperatura com termômetros sem contato com o corpo e obrigatoriedade da aplicação de álcool em gel nas mãos para acesso às dependências.
Dispensers de álcool em gel serão distribuídos em diversos pontos pelos shoppings, incluindo totens nas entradas, além dos corredores e lojas. Orientações e recomendações de prevenção também vão ser disponibilizadas ao público em locais estratégicos.
Além disso, os fraldários serão temporariamente fechados e o empréstimo de carrinhos de bebês e de cadeiras de rodas não estará disponível.
A fim de se evitar aglomerações, haverá indicativos nas lojas, com limitação de pessoas por m². Nas praças de alimentação, o número de assentos será reduzido, para se ampliar o espaçamento entre mesas e cadeiras.
Já nos corredores, haverá demarcação no piso para que seja preservada a distância segura entre as pessoas; os elevadores vão operar com lotação máxima de três pessoas no Independência Shopping e Jardim Norte, e uma pessoa no Alameda; nas escadas rolantes, a recomendação é de que haja uma distância de três degraus entre os clientes.
Atendimento à distância continua
Mesmo com a reabertura parcial, os shoppings informaram que “mantêm o compromisso com a saúde pública e continuam oferecendo os serviços e as iniciativas de atendimento à distância”.
Além do delivery das lojas, os shoppings Independência e Jardim Norte também continuarão com o drive-thru, possibilitando a retirada de compras no estacionamento.
Initial plugin text

By Negócio em Alta

Veja também