Presidente convidou governador Ronaldo Caiado para ‘dar uns tiros’. Ele chegou de helicóptero à base da PRF, conversou e tirou foto com policiais, que também não usavam máscaras. Jair Bolsonaro com PRFs em Formosa chegando ao Comando de Artilharia do Exército
Reprodução/Facebook
Jair Bolsonaro (sem partido) visita, neste sábado (6), o Comando de Artilharia do Exército que fica em Formosa, no Entorno do Distrito Federal. Durante inauguração do primeiro hospital de campanha do governo federal no combate ao coronavírus, o presidente convidou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) para ir ao local.
“[…] Amanhã volto a Goiás de forma informal na região de Formosa pra dar um tiro lá; tá convidado, Caiado. Um abraço a todos. Até a próxima oportunidade”, afirmou o presidente ao final da inauguração do Hospital de Campanha de Águas Lindas, na sexta-feira (5).
O presidente chegou ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) próximo à base por volta de 9h30 e começou a transmitir, ao vivo, por uma rede social. Ele aparece tirando fotos com os policiais e gravando vídeos.
Também enquanto ficou no local, Bolsonaro acenou para caminhoneiros e motoristas que passavam por ele na BR-020. Alguns buzinavam cumprimentando o presidente.
A previsão era que Bolsonaro fosse acompanhado do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, o ministro do GSI, Augusto Heleno, e o Comandante do Exército, Edson Pujol.
O G1 entrou em contato com a assessoria do governador de Goiás para saber se há confirmação da presença dele na agenda e aguarda retorno.
Comando de Artilharia
Atualmente sediado no Forte Santa Bárbara, em Formosa, o Comando tinha como base Porto Alegre (RS) até janeiro deste ano. O local é a unidade do Exército Brasileiro responsável pela artilharia de mísseis e foguetes.
A nova sede tem aproximadamente 64 km quadrados disponíveis para serem utilizadas como campo de instrução militar, onde seria possível realizar lançamentos de treinamento com facilidade.
À época da transferência da seda, o vice-presidente, Hamilton Mourão, afirmou que a alteração favorecia o desenvolvimento do programa Astros 2020, que desenvolve o lançamento de mísseis e foguetes com tecnologia brasileira.
“Nós temos agora uma capacidade maior [de fogo]. Mas o foco é a questão da tecnologia que está embutida aqui. São pouquíssimos os países que têm essa tecnologia. Está indo muito bem”, avaliou o vice-presidente.
Ronaldo Caiado e Jair Bolsonaro inauguram Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás
Reprodução/Twitter
Inauguração do HCamp
Antes de fazer o anúncio sobre a visita a Formosa, Bolsonaro participou da inauguração do Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás, no entorno do DF. Ele chegou ao local sem máscara e, ao se dirigir à cerimônia, escorregou e caiu.
Durante a solenidade, Caiado e outras autoridades falaram sobre a inauguração do primeiro HCamp da União e o combate à Covid-19.
O presidente fez uso da palavra por último e falou sobre medidas econômicas adotadas pelo governo durante a pandemia, além de fazer referência a atos em São Paulo e Curitiba e pedir que manifestantes não compareçam no próximo, agendado para este domingo (7).
Bolsonaro agradeceu Caiado pelo convite e disse que espera que o mínimo de pessoas possível precisem do HCamp, como indicador de que a maioria da população está bem.
“Do fundo do coração, a gente torce que pouca gente venha pra cá, que é sinal que não precisa de atendimento. Muito obrigado a todos”, afirmou.
Veja outras notícias da região no G1 Goiás.