Pica-pau com pata quebrada é resgatado e levado ao Cetas em Rio Branco


Ave foi levada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) , onde deve passar por reabilitação. Pica-pau
Divulgação/CBM-AC
Um pica-pau foi resgatado, na tarde desta terça-feira (2), no quintal de uma casa no Conjunto Jardim Universitário, em Rio Branco. A ave foi encontrada com uma das patas quebrada pela moradora, que acionou o Corpo de Bombeiros.
A ave foi levada para Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Rio Branco, onde deve passar por reabilitação.
“Ele estava no quintal de uma residência. Fomos lá, resgatamos e levamos para o Cetas, que é o local que cuida dos animais. Ele estava machucado”, explicou o major Claudio Falcão do Corpo de Bombeiros.
O major disse que não sabe o que poderia ter causado o machucado no animal.
O biólogo da Divisão de Áreas Protegidas e Biodiversidade (DAPBIO) da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Ricardo Plácido, informou ao G1 que ave é do tipo pica-pau-lindo e é comum ser encontrado em áreas de tabocas.
“Ele é endêmico da região sudoeste Amazônica, então ocorre em parte do Peru, Bolívia e no Brasil, ele fica concentrado no Acre e também é encontrado em Rondônia. Ele é um pica-pau especialista em tabocal, que são os bambus nativos daqui. Então onde tiver bambu, com manchas mais preservadas com florestas ao redor, é possível encontrar ele”, contou.
Animais resgatados
Até o dia 23 de maio deste ano, segundo um levantamento do Corpo de Bombeiros, feito a pedido do G1, 1.589 animais silvestres tinham sido resgatados em diversas situações nas cidades do Acre. O maior número foi registrado na capital Rio Branco, que já registrou 927 capturas.
Operação apreende armas, drogas e munições

By Negócio em Alta

Veja também