Passeios virtuais permitem visitas a museus, trilhas na floresta e diversos pontos turísticos do RJ


Entre as atrações online, com câmeras 360° e imagens de alta definição, é possível visitar locais como a Reserva Ecológica de Guapiaçu, em Cachoeira de Macacu, e o Museu Nacional, recriado digitalmente pelo Google depois do incêndio de 2018. A Reserva Ecológica de Guapiaçu, em Cachoeira de Macacu, no Rio conta com uma trilha virtual por dentro da Mata Atlântica
Divulgação
Com a ajuda da tecnologia, a quarentena pode ser um período de descobertas e diversão. Não é porque o Rio de Janeiro atravessa um momento de isolamento social, com restrições para algumas atividades, que os pontos turísticos estão completamente inacessíveis.
RJ tem 5.462 mortes e 54.530 casos de Covid-19
Rio anuncia reabertura gradual a partir de terça
Infectologista alerta contra flexibilização
Museus, trilhas na natureza, teatros e diversos pontos turísticos do Rio continuam liberados para visitação em passeios virtuais, que proporcionam uma nova experiência para quem está impedido de sair de casa.
Entre as ferramentas tecnológicas que permitem esse tipo de passeio estão digitalização 3D; realidade aumentada; fotografia e filmagem com drone; e vídeos 360°.
Os passeios virtuais proporcionam uma nova experiência para quem está impedido de sair de casa
Divulgação
Passeio pela Mata Atlântica
Em homenagem a semana do meio ambiente, celebrada entre os dias 1 e 5 de junho, o Projeto Guapiaçu lançou o tour virtual pela Reserva Ecológica de Guapiaçu, no município de Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana do RJ.
O passeio permite que os visitantes realizem uma trilha pela Mata Atlântica, com direito a um guia especializado e muitas informações sobre a fauna, a flora e tudo que faz parte deste importante bioma brasileiro. Mesmo de casa, quem estiver na trilha virtual ouvirá os sons da mata e de seus habitantes, principalmente os pássaros.
O passeio virtual também é uma grande ferramenta para promover o turismo ecológico
Divulgação
“Com a pandemia, tivemos de nos adaptar à realidade do isolamento social, para manter o conteúdo à disposição de todos. Além disso, em momentos de isolamento, em especial nas cidades, a falta de contato com a natureza pode criar mais ansiedade. Agora, quem quiser ter uma experiência com a Mata Atlântica pode fazer isso sem sair de casa”, explica a coordenadora executiva do projeto, Gabriela Viana.
Com o patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, o projeto já atingiu mais de 26 mil pessoas com atividades de educação ambiental e restaurou 160 hectares de áreas degradadas, com o plantio de 300 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.
O passeio virtual também é uma grande ferramenta para promover o turismo ecológico. Segundo os responsáveis pelo local, a Reserva Ecológica de Guapiaçu é muito frequentada por observadores de pássaros. Ao todo, são mais de 40 quilômetros de trilhas bem cuidadas. Somente a trilha Grande Vida, por exemplo, recebeu adaptação em boa parte de seus 1.400 metros para receber pessoas com necessidades especiais.
Theatro Municipal do Rio
Outra novidade é a visita guiada pela internet ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, inaugurada na última segunda-feira (1).
A medida foi a estratégia adotada pelo museu para dar continuidade às visitas guiadas, que atraíam cerca de 600 pessoas por semana, antes da pandemia do novo coronavírus.
Para fazer o tour virtual, basta acessar o site do Theatro Municipal e acompanhar a programação, que é gratuita.
“Uma visita como se a pessoa que está visitando fosse a câmera que está entrando pelo Theatro. E eu acho que é uma oportunidade para todo mundo que está fora do Rio e, mesmo quem está dento do Rio de Janeiro, em tempos de isolamento, poder visitar o Theatro Municipal”, diz Aldo Mussi, presidente do Theatro Municipal do RJ.
24 de março – Cinelândia, com Theatro Municipal em destaque, também ficou deserta
Marcos Serra Lima/G1 Rio
Museus de portas abertas
Nesse novo cenário de restrições de circulação, as exposições virtuais se tornaram uma ótima opção de cultura em tempos de isolamento.
O maior incentivador desse modelo de visitação é o Google, com o site Google Arts & Culture. A empresa utiliza a tecnologia de ‘street view’ para levar o internauta aos maiores museus e galerias de arte do mundo. Tudo de graça.
Basicamente, o site funciona como um guia de museus, com informações sobre grandes pinturas e artistas.
Museu do Amanhã
Bom Dia Brasil
Além de conhecer as obras, o usuário também pode visitar exposições e navegar por dentro dos museus.
Entre os espaços culturais localizados no Rio de Janeiro disponíveis para um passeio virtual estão:
Museu de Arte Moderna (MAM)
Museu Histórico Nacional
Museu Nacional de Belas Artes
Museu do Amanhã
Santuário do Cristo Redentor
Museu do Índio
Museu Imperial
Museu Nacional
Museu Castro Maya
Projeto Portinari
Centro Cultural Banco do Brasil
Instituto Moreira Salles
Ziraldo
Museu da Moda Brasileira
Museu Villa-Lobos
Musica Brasilis
Conservação Rio
Museu Carmen Miranda
Ao todo, o acervo virtual do Google no Rio de Janeiro conta com 3.887 itens, entre imagens, artefatos e outras peças de arte em alta resolução.
Além dos museus, outros destaques são as exposições online Cariocas em Bronze e Rio Monumentos, com as obras de artes instaladas em vários pontos da cidade. Outra atração é o tour virtual pela praia de Copacabana.
Imagem aérea mostra o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, destruído após incêndio
Mauro Pimentel/AFP
Museu Nacional reconstruído
Umas das grandes atrações do site, sem dúvida nenhuma, é a possibilidade de rever o acervo do Museu Nacional. Totalmente destruído por um incêndio em setembro de 2018, a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural da América Latina está com boa parte de seu material exposto virtualmente no Google.
Ao todo, são 8 possibilidades de passeios virtuais pelas salas do museu e sua área externa. Os visitantes podem, inclusive, visualizar os fragmentos do fóssil humano mais antigo do Brasil, o crânio de Luzia.
O tour, feito com com imagens em 360 graus captadas em 2017, pode acessar 164 itens no total. São 10 exposições online que podem ser visitadas. O passeio pode ser guiado com narração em português, inglês e espanhol e também assistido em modo imersivo, com o uso de um cardboard ou outros visores de realidade virtual.
Rio de Janeiro em 360°
Outra atração virtual que vem ganhando um grande número de interessados durante a pandemia da Covid-19 são os tours 360° por pontos turísticos do Rio.
O site Rio 360 Online, responsável por promover passeios virtuais por 120 patrimônios culturais da cidade maravilhosa, é uma opção para levar você do sofá de casa aos cartões postais do Rio.
IGREJA DA PENHA – Famosa por sua escadaria de 365 degraus, a igreja é a mais procurada por pagadores de promessa que sobem a pé ou de joelhos.
Alexandre Macieira/Riotur
Entre os locais possíveis de se visitar sem sair de casa estão os Arcos da Lapa, a Praça Paris, a Igreja Nossa Senhora da Penha, o Palacete da Princesa Isabel, a Igreja e Mosteiro de São Bento, o Cais do Valongo, o Jardim Botânico e muitos outros.
Passeios pelo mundo
As opções de passeios virtuais não são uma exclusividade brasileira. A Muralha da China, o Museu do Louvre, a Capela Sistina e o Museu de Van Gogh são alguns dos outros grandes pontos turísticos do planeta que também estão liberados para visitas virtuais. Vale a pena conferir.
Tour virtual pela Capela Sistina, no Vaticano, pode ser feito durante o isolamento social.
Reprodução/redes sociais

By Negócio em Alta

Veja também