Energia solar chegará às nossas casas em 10 anos

O Brasil está à frente de muitos países no quesito de energia renovável, mas, sabia que a energia solar pode chegar às nossas casas em 10 anos?

A fonte solar é a caçula da matriz energética do Brasil, mas seu crescimento consistente nos últimos anos, principalmente devido a sua participação competitiva nos leilões de compra e venda de energia, promovidos pelo Governo Federal, demostra que ela veio para ficar. “A fonte solar traz diversos benefícios, como por exemplo, é uma geração 100% limpa e silenciosa, pode gerar economia de até 95% na conta de luz de uma residência, protege os usuários contra a inflação energética, tem pouca manutenção durante a vida útil dos painéis e traz valorização para os imóveis”, detalha Ricardo Delneri, fundador da Renova Energia, empresa pioneira na geração solar no Brasil.

Outras vantagens da fonte solar fotovoltaica é a vida útil dos painéis que pode atingir até 25 anos e o rápido retorno sobre investimento que tem média de apenas cinco anos.

Mas afinal, você sabe como funciona a energia solar? A energia solar é gerada a partir da luz solar, sendo uma fonte de energia limpa e inesgotável. No processo, é usado uma placa de energia fotovoltaica, sendo esse o equipamento utilizado para captar a energia solar e iniciar o processo de transformação em energia elétrica.

A energia renovável já não é mais uma teoria porque está presente em diversas usinas solares fotovoltaicas que operam em nove estados brasileiros, nas regiões nordeste, sudeste e norte, com destaque para Bahia, Minas Gerais, Ceará, Piauí e São Paulo.

Mas como seria a energia solar em casa?

Isso é possível através de uma tecnologia em que exige a instalação de placas fotovoltaicas, que são instaladas nos telhados de casas, comércios, industrias etc.

Mas como esse sistema funciona?

Ricardo Delneri, renomado investido do setor, salienta que a energia fotovoltaica poderá ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Os painéis solares reagem com a luz do sol e produzem energia fotovoltaica. Essa energia é levada até o inversor, que a transforma em energia elétrica. 

Tendo durabilidade entre 25 e 30 anos, o excedente pode ser usado de duas maneiras. No sistema on grid (ligado à rede), é enviado para a rede distribuidora de energia, o que resultará em um abatimento na conta de luz. No sistema off grid (isolado, não tem ligação com a rede elétrica), pode ser armazenado em baterias, para ser utilizado quando não há incidência de luz solar.

A energia solar fotovoltaica é uma fonte promissora e que pode permitir maior economia para seus usuários. Quanto mais pessoas adotarem os painéis em suas casas, mais popular ela irá tornar-se e quanto mais pessoas a usarem mais barato os painéis solares serão. É um círculo virtuoso que poderá beneficiará toda a sociedade brasileira.

By Alice Pavanello

Veja também