Justiça determina que grupo de trabalhadores do Piauí fique em quarentena em Pelotas


Prefeitura proibiu contratação de pessoas de outros estados. Eles teriam vindo para trabalhar em uma obra de uma linha de transmissão entre Santa Vitória do Palmar e Guaíba. Trabalhadores do Piauí chegaram à Pelotas na tarde desta sexta-feira (15)
Michel Corvello
A Justiça determinou que um grupo de 90 trabalhadores do Piauí, que chegou ao Rio Grande do Sul para trabalhar em uma obra de uma linha de transmissão entre Santa Vitória do Palmar e Guaíba, deverá ficar em quarenta em Pelotas, no Sul do estado. Parte do grupo chegou na cidade na tarde desta sexta-feira (15).
Os 47 trabalhadores e dois motoristas tiveram a temperatura corporal aferida e foi feita uma higienização nos ônibus e nas bagagens. Além disso, eles passaram por atendimento médico.
Segundo a prefeitura, a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde recebeu uma denúncia anônima que 90 trabalhadores, vindos de uma cidade do Piauí, estavam se deslocando até Pelotas. O grupo iria permanecer em trânsito entre as cidades da linha de trabalho.
A prefeitura, então, entrou na Justiça para tentar impedir o desembarque e a permanência dos trabalhadores na cidade. Na quarta (13), a prefeita Paula Mascarenhas emitiu um decreto proibindo a contratação de mão de obra de outros estados do país, para todos os segmentos.
Na decisão, a Justiça exigiu que o grupo cumpra quarentena em um hotel da cidade. Pelo documento, os trabalhadores não serão impedidos de ficar na cidade, mas a empresa deve fazer testes laboratoriais para o coronavírus em todos, inclusive nos motoristas do transporte.
O grupo deverá ficar em quarentena por 14 dias. Na chegada à cidade, eles assinaram um termo de compromisso de manter o isolamento social.
Caso a decisão da Justiça seja descumprida, será prevista uma multa de R$ 150 mil reais para a empresa.
Na noite de quinta (14), uma parte dos trabalhadores parou em Camaquã, e os demais, em Cristal.
O prefeito de Camaquã, Ivo Ferreira, informou que os trabalhadores que chegam na cidade estão instalados em um hotel. Os funcionários do local também ficarão isolados nos próximos 10 dias. A prefeitura notificou a empresa, que deve apresentar os testes de coronavírus dos trabalhadores.
Os trabalhadores que pernoitaram em Cristal teriam dormido dentro do ônibus.
Grupo de 90 trabalhadores do Piauí chega a Pelotas e deve ficar em quarentena

By Negócio em Alta

Veja também