Criatividade é a palavra chave para filha de casal idoso que ‘ignora’ a pandemia: ‘É de dominó a caminhada’


Professora diz que trouxe os pais de SP para MS, porém, logo o período de isolamento social teve início e eles ficaram “muito tristes e abatidos”. Cláudia Mara Stapani Ruas jogando dominó com o pai em meio ao isolamento social para prevenir a covid-19
Cláudia Ruas/Arquivo pessoal
O plano, desde o início, era trazer os pais do interior de São Paulo para um condomínio na capital sul-mato-grossense. A mudança foi feita há cinco meses e o casal, ambos de 87 anos, passava pelo processo de adaptação. Só que a pandemia mudou tudo e criatividade é a palavra chave para lidar com os idosos, segundo a professora Cláudia Mara Stapani Ruas, de 62 anos.
“Eu os trouxe para perto de mim e contratei uma cuidadora. Quando começou a fase do novo coronavírus, inicialmente, tivemos que nos afastar. Só que depois foi necessário correr o risco porque eles ficaram sozinhos e muito abatidos. Em primeiro lugar, estavam em um endereço diferente de onde moraram por pouco mais de 60 anos. A carência foi muito grande em todas as áreas e eu precisei estar presente”, afirmou ao G1 a professora.
Segundo Cláudia, o pai está diagnosticado com Alzheimer severo e problemas de locomoção. Já a mãe está lúcida, no entanto, nega a existência do vírus e dezenas de vezes, ao dia, questiona o motivo de não receber mais visitas dos outros filhos e netos.
“Além de passear no condomínio, jogar dominó e canastra, porque é a única coisa que meu pai ainda se lembra, eu também levava minha mãe para almoçar e jantar aos finais de semana, principalmente para ela se arrumar, ver gente e conversar. Agora, há dois meses com eles dentro de casa, a tristeza aperta, é um sentimento de isolamento que eles não entendem”, lamentou Ruas.
Cláudia Mara Stapani Ruas tem utilizado a criatividade para os pais durante a pandemia da covid-19
Cláudia Ruas/Arquivo pessoal
Além do cuidado com os pais, o que inclui os horários certos da medicação, alimentação, atenção e carinho, ela fala que também precisar cuidar das aulas, já que é professora universitária e está gravando vídeo aulas a todo o momento.
“Minha mãe pergunta porque o neto não a visita, porque meu irmão não a visita e, quando eu falo, ela responde novamente: o vírus, eu sei. Só que ao mesmo tempo diz que liga a televisão, mas, ‘não assiste’. A impressão que eu tenho é que eles possuem apenas uma leve noção do que está acontecendo, o que torna tudo mais difícil e a gente, que ainda não tem todas as explicações, precisa falar de coisas que nem a gente entende direito”, finalizou.
Última reunião da família da professora Cláudia Ruas, no natal de 2019; agora seus pais estão em isolamento social junto com ela
Cláudia Ruas/Arquivo Pessoal

By Negócio em Alta