Iniciativa chamou a atenção de quem passava pela entrada da cidade de Jacupiranga, no interior paulista. Morador fantasiado de ‘Morte’ foi flagrado em Jacupiranga (SP) orientando pessoas a usarem máscara
Arquivo Pessoal/Cleverson Galdino da Silva
Um morador de Jacupiranga, no interior paulista, resolveu vestir uma fantasia de ‘Morte’ para conscientizar a população sobre a importância do uso de máscaras, medida de prevenção definida em todo o estado para conter a disseminação coronavírus. Caracterizado como no filme de terror ‘Pânico’, o munícipe segurava um pedaço de papelão com os dizeres ‘use máscara’.
A cena chamou a atenção de quem passava pelo viaduto da rodovia SP-193, na entrada da cidade. Foi o caso do autônomo Cleverson Galdino da Silva, que resolveu fazer o registro e postar nas redes sociais. “Uma amiga minha me avisou que tinha uma pessoa fantasiada no viaduto e eu já tinha que sair para ir ao banco. Aproveitei para passar por ali e tirar uma foto”, afirma.
Ele conta que o local onde a ‘Morte’ estava é estratégico, já que os veículos têm que parar devido a um semáforo instalado no trecho. “Com isso, dá para ver muito bem a placa. Ali é bem movimentado, então, muita gente acabou vendo a mensagem”, explica o rapaz.
Segundo o autônomo, a pessoa fantasiada parecia uma mulher, pelo formato do corpo, mas a identificação ainda é um mistério para os moradores. A imagem repercutiu nas redes sociais e viralizou, com centenas de comentários e compartilhamentos.
Caso foi parar nas redes sociais e repercutiu entre os moradores de Jacupiranga (SP)
Reprodução/Facebook
“O pessoal até achou que era eu, porque eu tenho uma fantasia igualzinha. Muita gente entrou em contato comigo por isso. Achei que foi um jeito engraçado de conscientizar os moradores”, finaliza o autônomo.
Até esta quarta-feira (13), Jacupiranga registrava nove casos do novo coronavírus e sete suspeitos. Além disso, a cidade tem quatro pacientes considerados recuperados.
Obrigatoriedade do uso de máscaras
Desde o último dia 7, o uso de máscaras de proteção se tornou obrigatório nas 645 cidades do Estado de São Paulo. A regra vale para espaços públicos, inclusive transporte por aplicativo, por tempo indeterminado, para o combate à pandemia do coronavírus.
A decisão foi oficializada no dia 5, após a Secretaria Estadual da Saúde divulgar que, apesar de a Região Metropolitana de São Paulo concentrar o maior número de casos no estado, o contágio da doença cresce a um ritmo quatro vezes maior no litoral e no interior.
O governador João Doria (PSDB) definiu as orientações básicas e as prefeituras devem regulamentar o decreto, além de fiscalizar o cumprimento pela população. O descumprimento é tido como infração de medida sanitária e crime de desobediência, que podem acarretar multa de R$ 276 a R$ 276 mil, ou mesmo levar o infrator à pena de um a quatro anos de detenção.
Initial plugin text