Ele conta com apoio de outros 12 psicólogos voluntários para atender profissionais que estão na linha de frente do combate ao Covid-19. Atendimento é feito virtualmente. Padre Marcelo é pároco na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem e também psicólogo
Demétrio Aguiar
“Uma pessoa que tem a intenção de ajudar o outro, primeiro, tem que se ajudar. Como um médico vai curar a ferida de um paciente, se não cuida da sua?”
O questionamento, que conduziu o Padre Marcelo Silva no caminho da psicologia há mais de vinte anos, foi o mesmo que trouxe, neste período de pandemia, a ideia de oferecer sessões de terapia de graça a profissionais que estão na linha de frente do combate à Covid-19.
Padre Marcelo é de Manhuaçu, região da Zona da Mata mineira. Desde os cinco anos, já sabia que queria seguir a vida religiosa. Há quase trinta anos, se mudou para BH, onde se formou em filosofia e teologia. Foram oito anos de estudos até se tornar padre.
Em 2003, descobriu a psicologia durante as sessões de terapia que o auxiliaram a enfrentar a morte do pai, em um acidente. Passada a fase de luto, decidiu investir na formação na área. Foram mais cinco anos na faculdade. Hoje, além do trabalho na igreja, Padre Marcelo também atende em consultório.
“A filosofia me ajudou a pensar lugar da vida. A teologia a apostar na vida espiritual. E a psicologia a ajudar as pessoas a se reestruturarem”.
Antes do novo coronavírus, Padre Marcelo celebrava missa na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem
Patrícia Ribas / Divulgação
Atualmente, ele é pároco na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, uma das mais antigas de Belo Horizonte. Paralelamente, mantém um projeto com 30 psicólogos voluntários que prestam atendimento a mais de 2 mil pessoas carentes por mês no Núcleo de Acolhida e Articulação da Solidariedade Paroquial da igreja. Com a Covid-19, este projeto precisou ser suspenso.
Mas Padre Marcelo não quis parar de ajudar e decidiu focar o atendimento a profissionais da saúde que estão lidando diretamente com o novo coronavírus. “Estas pessoas lidam com o fantasma do medo, de contaminar os familiares, de se contaminar. Por isso criamos o projeto”, contou.
Idealizado há duas semanas, o projeto já reúne 13 psicólogos voluntários, entre eles, o próprio Padre Marcelo. Os atendimentos são realizados on-line e ajudam os profissionais da saúde a lidar com crises de ansiedade, depressão e outros problemas relacionados à saúde mental.
Para agendar as consultas on-line, o contato de WhatsApp é: (31) 98420-1204. Os atendimentos serão via WhatsApp ou Skype.