Levantamento feito pela prefeitura da capital, aponta que o bairro Jabour tem o maior coeficiente de casos da doença a cada 10 mil habitantes. Moradores do bairro Jabour, em Vitória, ainda circulam sem máscara
Reprodução/ TV Gazeta
De acordo com um levantamento realizado pela prefeitura de Vitória, o bairro Jabour tem a maior incidência de coronavírus na capital. Apesar disso, ainda é possível encontrar moradores circulando sem máscara pela região.
Com quase 1,1 mil moradores, o bairro registrou até esta terça-feira (12) 13 casos da doença. Com isso, a incidência, que é medida pelo número de casos por cada 10 mil habitantes, atingiu a marca de 110,64. O segundo lugar, ocupado pela Enseada do Suá, tem um índice de 91,25.
Jabour tem a maior incidência de coronavírus de Vitória
Reprodução/ TV Gazeta
Mesmo diante dos números que sugerem o avanço do coronavírus na região, muitas pessoas ainda andam pelas ruas do bairro sem máscara.
O uso da proteção tornou-se obrigatório em todo o Espírito Santo após um decreto estadual. Principalmente, porque a reabertura do comércio foi autorizada de forma alternada nos municípios considerados de alto risco para o contágio do coronavírus, que inclui a capital.
O técnico em mecatrônica Fladimir Gurgel conta que sempre usa máscara quando precisa sair, mas confirma quem nem todos os moradores têm a mesma consciência.
“Eu diria que a maior parte está com máscara, mas ainda existe bastante gente caminhando e circulando sem máscara por aí”, disse.
“Aumentou o nível de gente usando máscara, mas, mesmo assim, continua gente andando sem”, completou o engenheiro de planejamento Henry Dias.
A secretária municipal de saúde, Cátia Lisboa, alertou sobre o perigo da contaminação com o desrespeito às medidas básicas de segurança.
“Nós continuamos a orientar que as pessoas obedeçam as medidas de isolamento social e distanciamento social”, reforçou.
Comparação
O coeficiente de incidência no Jabour é quatro vezes maior que no bairro onde há mais registros da doença, que é Jardim Camburi.
Isso acontece porque a taxa relaciona o número de casos à população do bairro. Apesar de Jardim Camburi ter 152 casos até terça-feira (12), o bairro não lidera o ranking de incidência por ser o mais populoso do estado, com mais de 40 mil habitantes.
Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Espírito Santo