Estoques dos tipos O+, O-, A+ e A- estão reduzidos. Doadores devem agendar horário para evitar aglomeração. Banco de sangue de Americana (SP) faz nova campanha de doação por tipos sanguíneos O-, O+, A- e A+
Marilia Pierre
O Banco de Sangue de Americana (SP) fez um alerta nesta quarta-feira (13) por conta do estoque reduzido dos seguintes tipos sanguíneos: O-, O+, A- e A+.
A unidade pede doações e ressalta que os interessados devem agendar o procedimento para segunda, terça, quinta ou sexta-feira, no horário das 8h às 11h30. O objetivo é evitar aglomerações por conta da pandemia do novo coronavírus.
No último mês, o banco já havia realizado uma campanha de doação por registrar uma redução de 70% nos estoques. Segundo o hospital, mesmo com a divulgação, as doações diminuíram e, nesta semana, houve muitas transfusões, reduzindo ainda mais o estoque.
O abastecimento do banco é necessário para atender vítimas de acidentes graves, pessoas que necessitam de cirurgias e pacientes com doenças graves que passam por situações nas quais o organismo não produz as células sanguíneas necessárias como, por exemplo, leucemia e câncer.
O Banco de Sangue está localizado na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 415, Jardim Nossa Senhora de Fátima.
Recomendação e cuidados
Pessoas que estiverem com sintomas de resfriado não devem realizar agendamento ou ir ao Banco de Sangue. Moradores que tomaram a vacina contra a influenza devem aguardar 48 horas para realizar a doação.
Se viajou recentemente ou entrou em contato com alguém com sintoma de coronavírus, deve-se aguardar 30 dias para poder doar sangue. Veja outras orientações:
Não estar em jejum.
Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação.
Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores.
Evitar fumar pelo menos 2 horas antes da doação.
Evitar o consumo de alimentos gordurosos nas 3 horas anteriores à doação.
Apresentar documento com foto válido no território nacional.
O doador deve ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais.
Necessário ter acima de 50 kg e estar bem de saúde.
Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19
Formas erradas e corretas de usar máscara de proteção contra o coronavírus
Arte/G1
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas