Entrega do Cartão Comida Boa em Curitiba tem fila e reclamações de moradores


Distribuição do cartão com o auxílio emergencial de R$ 50 do governo estadual termina nesta quarta-feira (13), na capital; secretaria disse que cota para pessoas não cadastradas terminou. Entrega do Cartão Comida Boa em Curitiba teve fila e reclamações de moradores
Ricardo Muiños/RPC
A entrega dos cartões do programa Comida Boa, auxílio emergencial de R$ 50 fornecido pelo Governo do Paraná, registrou fila e reclamações de moradores, em Curitiba.
No bairro Cajuru, a distribuição feita em uma igreja na Rua Engenheiro Benedito Mario da Silva reuniu dezenas de beneficiários e moradores que reclamaram não ter conseguido receber o benefício.
De acordo com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), na capital, a entrega ocorre entre segunda até esta quarta-feira, obedecendo um cronograma de acordo com a data de nascimento dos beneficiados.
O projeto faz parte de um pacote de medidas sociais anunciadas pelo Governo do Paraná por causa da pandemia do novo coronavírus. O auxílio tem duração de três meses, com possibilidade de prorrogação, e é destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social.
O que diz o governo
A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho informou que houve queda no sistema do programa por cerca de 30 minutos.
Ainda de acordo com a secretaria, este é o último dia de entrega na capital e, “nos dois primeiros dias, tudo transcorreu normalmente, dentro do previsto. O excesso de pessoas no dia de hoje mostra que muitos deixaram para a última hora”.
CadUnico e autodeclarados
A Sejuf destacou que os moradores inscritos no CadUnico não precisam realizar cadastro nem preencher fichas para receber o auxílio. Para este grupo, basta apresentar o CPF e cumprir com os critérios de possui renda de meio salário mínimo por pessoa e renda familiar máxima de três salários mínimos.
Os beneficiários do CadUnico podem consultar a situação do benefício no site do programa Comida Boa.
Ainda de acordo com o governo do estado, a entrega do benefício para autônomos ou trabalhadores informais ocorre com o preenchimento de uma ficha de autodeclaração. Esta modalidade de cadastro teve a cota de 20%, prevista em lei, encerrada.
Portanto, de acordo com a Sejuf, não há mais possibilidade de entrega para esta modalidade, em Curitiba.
A secretaria é responsável pela entrega do cartão somente em Curitiba. Em outros municípios do estado, a distribuição do Cartão Comida Boa é coordenada pelas prefeituras.
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

By Negócio em Alta

Veja também