Covid-19: Túnel de desinfecção é instalado no mercado produtor de Juazeiro


A pessoa passa pelo sensor, que identifica a presença e faz a desinfecção. Produto usado na limpeza é inofensivo aos olhos, pele e cabelos e não é inalado pelas pessoas. Mercado Produtor de Juazeiro recebe túnel de desinfecção para combater a Covid-19
Um túnel de desinfecção foi montado na entrada do mercado produtor de Juazeiro, no norte da Bahia. O mercado é o quarto maior Centro Estadual de Abastecimento (Ceasa) do país em volume e comercialização.
A instalação do túnel foi uma medida para diminuir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus. Em Juazeiro, até a manhã desta sexta-feira (8), cerca de nove casos de pacientes com Covid-19 tinham sido confirmados.
O túnel começou a operar na quarta-feira (6) e foi instalado pela prefeitura de Juazeiro por meio da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA).
“A ideia é que higienize todos os pedestres e transeuntes que entrem no mercado produtor, juntamente com os carrinhos que entram aqui”, explica Aurenilton Costa, diretor da AMA.
A prefeitura decidiu manter o funcionamento do mercado produtor, pois considera o serviço essencial, já que no local é vendido alimentos. Para que o mercado operasse de forma mais segura, foi instalado o equipamento, que está ativo durante todo horário de funcionamento do mercado, que é entre 2h e 22h.
No mercado circulam, em média, quatro mil pessoas por dia, entre elas está o comerciante Valdemir Neves, que já experimentou a passagem pelo túnel e aprova a medida.
“A gente sai de casa, vem fazer as compras da gente e volta para casa higienizado. Chega em casa faz todo o processo [de limpeza]. Acho que isso aí é uma ação muito importante”, destaca o comerciante.
Túnel de desinfecção é instalado no mercado produtor de Juazeiro para diminuir riscos de contaminação do coronavírus
Reprodução/TV São Francisco
A estrutura tem aproximadamente 2,20 m, por 2,5m de largura e 4,5 m de profundidade. A desinfecção ocorre de uma forma simples e rápida, basta que a pessoa entre no túnel. Não é preciso tocar em nada, apenas passar pelo sensor que identifica a presença.
O produto que sai de objetos semelhantes a esguichos pulverizadores é inofensivo aos olhos, pele e cabelos, além disso a pessoa não inala o produto.
O produto usado para higienização com base de amônia quaternária, indicado pela vigilância sanitária. Além do túnel, veículos que têm acesso ao mercado produtor também são higienizados, como é o caso dos 250 caminhões que entram no local diariamente. Além da higienização, a temperatura das pessoas também é medida antes de que elas tenham acesso ao mercado.
Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.

By Negócio em Alta

Veja também