Roraima dobra vagas em UTI após pacientes graves de coronavírus ocuparem mais da metade dos leitos


Hospital Geral de Roraima tem 10 pacientes de Covid-19 em situação grave. Estado chegou a 1.124 casos e 16 mortes causadas pelo vírus. Coletiva de imprensa foi em uma sala na sede da Secretaria de Saúde com funcionários um ao lado do outro, contrariando recomendações da OMS
Rede Amazônica Roraima
Com o avanço do contágio por coronavírus em Roraima, a Secretaria estadual de Saúde (Sesau) aumentou para 33 o número de leitos na UTI do Hospital Geral exclusivos para internar pacientes com a Covid-19 em estado grave.
Os 18 novos leitos são mais que o dobro da capacidade que o estado tinha até então para hospitalizar pacientes com a Covid-19: eram 15 leitos de UTI no total e, desses, 10 desses estão ocupados – 66% da capacidade.
Todos os leitos de UTI, conforme a Saúde, possuem respiradores pulmonares, equipamentos essenciais para que pacientes tenham melhora no quadro, ou, em situações mais complexas, consigam sobreviver.
A ampliação de leitos havia sido anunciada nessa quinta-feira (7) pela secretária adjunta da Saúde, Patrícia Renovatto.
“Temos cinco leitos disponíveis, vamos complementar e serão leitos na UTI até o final do dia de hoje”, disse ela em coletiva à imprensa realizada em uma sala fechada e com aglomeração, ao contrário do que orienta a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Antes da pandemia, o Hospital Geral operava com 30 leitos de UTI. Com a confirmação de casos no estado, inicialmente, 10 desses leitos passaram a ser exclusivos para infectados com o vírus.
Depois, a Sesau instalou mais cinco leitos de UTI exclusivos para pacientes de Covid-19 no Pronto Atendimento Airton Rocha, unidade dentro do HGR que atendia, até então, casos de baixa e média complexidade em saúde.
Pacientes que não precisam de UTI, mas têm de ficar internados no HGR são colocados em isolamento nos blocos D e A. São 104 leitos no total: 39 no bloco D e 65 no A.
Roraima chegou a 1.124 casos de pessoas infectadas pelo coronavírus e contabiliza 16 mortes, conforme divulgado pela Sesau nessa quinta. Há, ainda 49 pessoas internadas no HGR recebendo acompanhamento médico e outros oito pacientes internados na Maternidade, sendo quatro grávidas e quatro bebês.
Initial plugin text

By Negócio em Alta

Veja também