Exames estão reservados a pacientes com síndrome gripal; uso fica a critério dos profissionais de saúde. Método detecta a presença de anticorpos contra o coronavírus no paciente e diagnostica a doença
Reprodução/EPTV
A Prefeitura de Serra Negra (SP) recebeu 340 testes rápidos para detecção de Covid-19. Os kits foram fornecidos pelo Ministério da Saúde e, segundo divulgado pela administração nesta quinta-feira (7), serão utilizados exclusivamente em indivíduos com síndrome gripal para auxiliar na triagem e diagnóstico da doença.
Segundo a prefeitura, os testes somente deverão ser aplicados em pacientes cujos sintomas compatíveis com síndrome gripal tenham se iniciado há pelo menos 8 dias. O método detecta a presença de anticorpos contra o vírus e por isso, antes deste período, não consegue diagnosticar o paciente.
Além disso, para terem acesso aos testes, os pacientes devem fazer parte de algum dos seguintes grupos:
profissionais de saúde em atividade;
profissionais de segurança em atividade;
pessoas com diagnóstico de síndrome gripal que residam no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade;
pessoas com 60 anos ou mais.
“Vale frisar que esse é um teste qualitativo para triagem e auxílio diagnóstico e somente deverá ser utilizado de acordo com os critérios acima citados. Portanto, cabe aos profissionais de saúde o uso adequado desses testes disponibilizados a fim de garantir o maior benefício com a maior segurança para a população”, diz Claudia Rielli, articuladora municipal da Vigilância Epidemiológica.
Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus
Coronavírus: veja perguntas e respostas
Casos em Serra Negra
Até esta quinta-feira (7) Serra Negra tem três casos confirmados da doença, sem nenhum óbito registrado. Vinte e dois casos suspeitos de coronavírus foram descartados e 3 aguardam resultados.
Veja mais noticias da região no G1 Campinas