‘Precisamos mudar nossa forma de viver para enfrentar a quarentena’, fala psiquiatra sobre ansiedade

Médico em MS, Marcos Estevão explica que adquirir “hábitos saudáveis” dentro de casa é a melhor maneira para se evitar problemas mentais por conta do isolamento social devido à pandemia de covid-19. Psiquiatra orienta sobre como manter saúde mental em meio a pandemia
Médico psiquiatra em Mato Grosso do Sul, Marcos Estevão dos Santos Moura, diz que o isolamento social por conta da pandemia de covid-19 pode causar ansiedade em pessoas que não são a agravar em quem já tem. Para evitar este e outros problemas relacionados à saúde mental, ele explica que é necessário entender que é necessário criar “hábitos saudáveis” dentro de casa e, se sair, poderemos nos contaminar com outra doença e transmitir a familiares.
“A saúde mental é afetada em diversas situações. E essa é uma situação muito grave que afeta diretamente a saúde mental. Tanto de pessoas que não têm nenhum tipo de problema quanto pessoas que já tem e vão ter seus sintomas agravados e outras que já estão em tratamento. O maior problema é a ansiedade”, disse em entrevista ao Bom Dia MS nesta quinta-feira (07).
Para evitar a ansiedade, Marcos Estevão recomenda. “Ficar em quarentena aumenta a ansiedade, mas sair dela, pode ser muito pior. Nós podemos adquirir alguma coisa e transmitir uma doença a nossos familiares. Nós precisamos aprender a trabalhar, a viver, a funcionar , na quarentena. Vamos ter que ter uma vida mais saudável dentro de casa. Vamos ter que conviver com as pessoas que as vezes nós convivíamos menos. Nossos cônjuges, filhos, a ver bom filmes, ler bons livros, bons jogos. Fazer atividades dentro de casa. Tudo isso é muito importante. Ficar dentro de casa, essa é a orientação. Sair quando necessário, essa á a outra orientação. Nós vamos precisar mudar nosso forma de viver para adquirir hábitos saudáveis que possam nos ajudar a enfrentar essa quarentena. Porque sair dela de uma forma radical pode trazer consequências maiores”.
Covid -19 em MS
A secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) apontou quarta-feira (6) que o estado tem 288 casos confirmados de covid-19. Em relação a terça-feira (5) houve incremento de 5 registros. Outros 28 casos suspeitos estão sendo investigados. Dez pessoas já morreram com a doença.

By Negócio em Alta

Veja também