Serviço, que funciona por meio do número 155, completa 40 dias de funcionamento. Maior parte das chamadas é de Salvador, seguida por Feira de Santana. Por telefone, cidadão pode ter informações sobre Covid-19 e saber se precisa procurar atendimento médico
Reprodução EPTV
Em 40 dias de funcionamento, o Tele Coronavírus atendeu a mais de 23 mil solicitações por meio do número 155. Em Salvador, a maior parte das chamadas partiu dos bairros de Brotas e Cajazeiras. As informações são da Secretaria de Comunicação do Governo da Bahia (Secom).
Tele Coronavírus
De acordo com a Secretaria, o serviço teve um pico de atendimento na primeira quinzena de abril; em um único dia do mês, foram atendidas 1226 pessoas. As cidades com maior número de ligações registradas são Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, Itabuna, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.
“O cidadão liga para o número 155 gratuitamente e é atendido por um estudante de Medicina do quinto ou sexto ano, devidamente capacitado e supervisionado por um médico, que escuta a demanda e faz a orientação, de acordo com o protocolo oficial adotado pela Sesab e Ministério da Saúde. Ao receber essa ligação, o estudante alimenta uma plataforma e esse dado é utilizado para os registros na área de saúde, para auxiliar na gestão e na assistência à saúde”, explica o secretário de saúde do estado, Fábio Vilas-Boas.
A pesquisadora da Fiocruz Viviane Boaventura, que faz parte da equipe que formulou o projeto, afirma que o objetivo da iniciativa tem sido atingido. Ela destaca que, segundo os dados registrados, mas de 13 mil chamadas se referiam a casos que não tinham gravidade.
“Ele [o Tele Coronavírus] foi criado com o objetivo de contribuir para o achatamento da curva epidêmica, evitando a circulação de pessoas com sintomas leves da doença. Nessa perspectiva, estamos cumprindo esse objetivo, se constatarmos que, das 23 mil pessoas atendidas, mais de 13 mil não tinham critérios de gravidade no momento da ligação e foram orientadas a permanecer em casa. Essas pessoas também são orientadas a retornar a ligação em caso de mudança do quadro, e assim podermos monitorar sua evolução”, disse Boaventura.
O Tele Coronavírus é um serviço oferecido desde o fim do mês de março, com objetivo de diminuir a circulação de pessoas que não precisam de atendimento em unidades de saúde, reduzindo o risco de contágio do coronavírus.
O serviço é resultado de uma parceria entre Governo do Estado, Universidade Federal da Bahia e Fiocruz. Mais de 1200 estudantes aderiram voluntariamente ao serviço. Para cada grupo de 20, há a supervisão de um médico.
Veja mais notícias do estado em G1 Bahia.