Ministro da Saúde diz que país entrará em segunda fase, com restrições suavizadas, mas ‘vida social sob controle’ para evitar novas infecções. Centros comerciais e salões de beleza poderão reabrir na segunda-feira, com restrições. Pessoas usam máscaras para fazer compras em feira em Istambul, na Turquia, na segunda-feira (4)
Reuters/Umit Bektas
A epidemia do novo coronavírus está “controlada” na Turquia, mas a partir de agora será necessário se habituar a uma “vida social sob controle” com medidas para evitar um novo surto de infecções, declarou o ministro da Saúde nesta quarta-feira (06).
“A epidemia está sob controle (…) mas a ameaça continua existindo”, declarou o ministro da Saúde, Fahrettin Koca, em coletiva de imprensa em Ancara.
Koca acrescentou que estão entrando em uma “segunda fase” do combate à epidemia, com uma suavização das medidas adotadas há três meses para conter o vírus, o que significa a “volta à normalidade” embora enfatize que a vida social permanecerá “sob controle”.
Os centros comerciais poderão reabrir a partir de segunda-feira, mas os restaurantes e cafés localizados nestes centros permanecerão fechados, afirmou o ministro.
Salões de beleza também poderão reabrir a partir de segunda-feira, mas os clientes poderão comparecer somente com hora marcada.
Nas próximas semanas, será mantido o confinamento total durante o final de semana nas 30 províncias mais populosas, entre elas Istambul e Ancara.
A Turquia, sétimo país mais afetado pela pandemia de coronavírus, registrou mais de 131 mil casos e cerca de 3.600 mortes, segundo o último balanço publicado nesta quarta-feira. Desde 26 de abril, o número diário de mortos é menor do que 100.
Initial plugin text