Cidade alcançou taxa de 50%, mas ainda permanece abaixo de 70%, estipulada pelo governo como ideal para achatar a curva de contágio do vírus. Veja outros municípios. Ribeirão Preto (SP) voltou a registrar aumento do índice de isolamento social no feriado do Dia do Trabalhador, nesta sexta-feira (1º). O relatório divulgado este sábado (2) pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI) mostrou que a cidade interrompeu a sequência negativa, entre os dias 27 e 30 de abril, quando registrou os índices mais baixos durante a quarentena para enfrentamento do novo coronavírus.
MAPA: casos de coronavírus pelo Brasil
Coronavírus: veja perguntas e respostas
Outros municípios da região também aumentaram os percentuais nesta sexta. Bebedouro (SP) ficou em terceiro lugar no estado de São Paulo com a melhor taxa de isolamento: 67%. A média do Estado foi de 56%.
Embora tenham alcançado melhora nos índices, as cidades da região de Ribeirão Preto e a média estadual estão abaixo da taxa de 70%, estipulada pelo governo como ideal para achatar a curva de contágio e aliviar a pressão sobre os sistemas de saúde.
Lojas fechadas no Centro de Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
Isolamento social
Bebedouro: 67%
Sertãozinho: 61%
Jaboticabal: 58%
Franca: 55%
Barretos: 55%
Ribeirão Preto: 50%
Monitoramento
O monitoramento inteligente é feito com base em dados cedidos pelas operadoras Vivo, Claro, Oi e Tim. Em nota, a assessoria do Estado destaca que o sistema analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.
A quarentena no Estado segue até 10 de maio e a reabertura gradual da economia no estado deve acontecer a partir do dia 11, conforme anunciou o governador João Doria (PSDB) na semana passada. A medida de flexibilização será feita em etapas, com autorizações específicas para cada região, conforme avanço da doença.
Dicas de prevenção contra o coronavírus
Arte/G1
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão Preto e Franca