Prefeitura explicou que, por causa da Covi-19, estão suspensas as atividades coletivas em espaços públicos na cidade. Confira outras medidas adotadas na matéria. Moradores de Alagoinhas são flagrados jogando futebol em quadra pública
Um vídeo gravado por moradores Alagoinhas, cidade a cerca de 124 km de Salvador, mostra o momento em que vários homens jogam futebol em uma quadra de esportes do município. Nas imagens, é possível ver que muitos estão sem máscara. A prefeitura disse que soube da situação e que apura o caso.
Segundo a prefeitura, o flagrante ocorreu no bairro Jardim Petrolar. A quadra fica na Praça Mário Laerte. Nas imagens, é possível perceber que a praça está vazia e que o movimento é apenas dentro da quadra.
A prefeitura explicou que, por causa da pandemia, estão suspensas as atividades coletivas em espaços públicos, e que a fiscalização é feita por meio da Guarda Municipal e Secretaria de Serviços Públicos.
A Prefeitura disse ainda que possui um canal para denúncias de descumprimento, e que a situação flagrada pelos moradores já está sendo acompanhada pelo poder público, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.
Conforme dados do boletim municipal da segunda-feira (6), a cidade já registrou 617 casos confirmados da Covid-19. Desse total, 159 são considerados ativos. Com isso, os dados apontam que mais de 71% de casos são de recuperados. Dezessete pessoas morreram com a doença na cidade.
A prefeitura divulgou também que dos ativos, 23 pacientes seguem internados em hospitais da cidade e também da capital baiana.
VÍDEO: Sem máscaras, grupo joga futebol em quadra de Alagoinhas, na BA durante pandemia da Covid-19; prefeitura apura situação.
Arquivo Pessoal
Por causa da situação, a prefeitura informou que tem tomado medidas para enfrentamento do novo coronavírus. Além da proibição das atividades coletivas em espaços públicos, por exemplo, é obrigatório o uso de máscara em toda a cidade.
Além disso, com relação ao comércio, apenas estabelecimentos com até 200m² de área de circulação (atendimento) poderão funcionar, de segunda-feira a sábado, até às 15h.
Na cidade também há horários específicos para serviços essenciais, delivery, normas sanitárias para funcionamento dos estabelecimentos, transporte público e fiscalização com punição com multa e até perda de alvará, em caso de descumprimento.
As aulas nas unidades municipais públicas e privadas estão suspensas até 15 de julho. Atividades em em clubes, boates, academias, por exemplo, não podem funcionar neste período.
Já restaurantes, bares e lanchonetes podem funcionar, mas os salões estão fechados. O serviço só é permitido no sistema “pegue e leve” e drive-thru, de segunda a domingo, até as 19h. A prefeitura pontuou também que iniciou a testagem rápida na população.
Confira mais informações do estado no G1 Bahia.