Vítimas tinham entre 83 e 86 anos. Local passou por desinfecção. Quatro idosos de casa geriátrica em Palmitos morrem por Covid-19
Quatro idosos de uma casa geriátrica de Palmitos, no Oeste do estado, morreram de Covid-19. Eles tinham entre 83 e 86 anos. Na semana passada, os 44 idosos que moravam no local ficaram em isolamento em um centro da Igreja Evangélica, já que a maioria contraiu a doença. Desse total, 40 retornaram na quarta-feira (3) para a casa geriátrica, que passou por uma desinfecção.
As vítimas são duas mulheres, de 85 e 86 anos, e dois homens, de 83 e 86 anos. Palmitos tem 68 casos confirmados de coronavírus, segundo boletim do governo do estado divulgado na noite desta quinta (4). Os quatro idosos que moravam na casa geriátrica são as quatro mortes registradas no município.
Desinfecção é feita em área de casa geriátrica de Palmitos
Reprodução/NSC TV
A enfermeira responsável técnica do Núcleo de Proteção e Apoio aos Idosos (Nupai), Débora Riese, falou que os outros 40 idosos voltaram para a sede da instituição, que é mantida através de doações, por familiares dos idosos e eventos sociais.
O local foi todo desinfectado seguindo protocolo do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do estado. Foram duas etapas: uma na semana passada e outra no começo dessa semana.
Na quarta à tarde, os idosos voltaram após a realização de testes de Covid-19. Dos 40, dois não tiveram resultado positivo, outros dois estão com sintomas e os demais 36 estão com coronavírus e em tratamento. Eles estão isolados num mesmo espaço em monitoramento.
Para colaborar na compra de equipamentos de saúde e alimentação, a Câmara Municipal de Vereadores doou R$ 50 mil e a prefeitura, mais R$ 50 mil. A direção busca agora uma verba federal, pois além dos colaboradores que realizam serviço voluntário, há os contratados. Eles são médicos, enfermeiras e outros profissionais da saúde, além de funcionários que trabalham regularmente no local.
Outros pacientes em casas geriátricas
Outra cidade catarinense também registrou óbitos em uma casa geriátrica por causa da Covid-19. Em Antônio Carlos, na Grande Florianópolis, cinco idosos morreram com a doença. O caso mais recente ocorreu há um mês.
Em Barra Velha, no Litoral Norte, a Justiça mandou suspender as atividades de três casas geriátricas da cidade, todas dos mesmos proprietários. De acordo com a decisão, nesses locais não eram cumpridas medidas básicas para evitar o contágio do vírus, como o distanciamento entre as pessoas e a disponibilização de álcool em gel. Os idosos devem voltar para as famílias ou responsáveis.
Initial plugin text
Veja mais notícias do estado no G1 SC