Jacy Donato responde a uma ação de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito após passar dois anos morando nos EUA e recebendo o salário de vice-prefeito. Jacy Donato (PV), atual prefeito de Água Doce do Norte
Reprodução/WhatsApp
A Justiça bloqueou os bens de Jacy Donato (PV), atual prefeito de Água Doce do Norte, no Noroeste do Espírito Santo, que morava nos Estados Unidos enquanto era vice-prefeito, antes da morte do prefeito Paulo Márcio Leite (PSB) por Covid-19.
Jacy responde a uma ação de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito após passar dois anos morando nos EUA e recebendo o salário de vice-prefeito.
A juíza Roberta Holanda de Almeida também determinou o desconto de 40% no salário do prefeito para ressarcir os cofres públicos.
O G1 não conseguiu contato com o prefeito.
Água Doce do Norte, ES, muda lei municipal após vice-prefeito passar dois anos nos EUA
Mudança na lei
Depois da polêmica envolvendo Jacy Donato, a Câmara de Vereadores do município aprovou uma proposta de emenda à Lei Orgânica determinando que seja necessária autorização para que o vice-prefeito possa se ausentar da cidade por mais de 15 dias.
O projeto foi aprovado em segundo turno e entra em vigor assim que for sancionado pelo presidente da Câmara.
A Lei Orgânica que rege o município é da década de 1990, e, até então, prevê a apenas a necessidade de autorização para que os prefeitos se ausentem. Entretanto, a legislação não menciona o vice.
Jacy Donato esteve na sessão da Câmara que aprovou a inclusão do nome do vice-prefeito na imposição da Lei Orgânica, mas não falou com a imprensa.
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Espírito Santo