No dia 11 de dezembro de 2025, foi oficialmente fundada em Palmas a Associação das Entidades de Previdência no Tocantins – ATOPREV, com o objetivo de representar todas as Instituições de Previdência dos municípios e do Estado. Apesar de sediada na capital, a ATOPREV começará suas atividades com sede provisória em Gurupi.
A associação surge com a responsabilidade de defender os interesses comuns dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de todo o Tocantins, que contam com mais de 82 mil segurados e uma carteira de investimentos de mais de R$ 8,3 bilhões. A união é fundamental para garantir a segurança financeira e jurídica desses regimes, assegurando sua sustentabilidade e excelência na gestão.
Fortalecendo a Gestão Previdenciária
A criação da ATOPREV é vista como um passo crucial para fortalecer a gestão previdenciária local, possibilitando aos RPPS atuarem de forma coordenada diante dos desafios impostos a nível federal e estadual. A associação servirá como um centro de compartilhamento de experiências, capacitação técnica e defesa dos interesses dos RPPS tocantinenses.
Endosso Nacional à Iniciativa
A fundação da ATOPREV recebeu o apoio do Presidente da Associação Nacional de Entidades Previdenciárias (ANEPREM), Dr. Adilson Gomes, demonstrando o reconhecimento nacional da importância da associação. A ANEPREM se compromete a apoiar o desenvolvimento da previdência no Estado.
Diretoria Pioneira
A primeira diretoria da ATOPREV é composta por representantes de diversas regiões do estado, refletindo a abrangência e representatividade da associação. Jenilson Alves de Cirqueira, do RPPS de Gurupi, foi eleito presidente, com Carlos Murad (Araguaína) como vice-presidente e Hélio Silvestre de Oliveira (Pium) como Secretário Executivo.
Composição dos Conselhos
A ATOPREV conta com um Conselho de Administração e um Conselho Fiscal para garantir a governança e transparência da entidade, com membros de diferentes RPPS do Tocantins.
