Os processos da construção industrializada – por Josué Eraldo da Silva

A construção industrializada realiza uma modernização no cenário de uma construção civil que por meio da montagem modular de peças pré-fabricadas, é utilizada uma técnica específica.

Como a tecnologia mudou muitos processos nos últimos anos, segundo Josué Eraldo da Silva, a tecnologia dentro das obras podem alcançar grandes feitos.

Com esses avanços, cada vez mais os modelos construtivos possam a tirar vantagens diante inúmeras inovações presentes no mercado. Sendo acessível para grandes ou pequenos empreendimentos, seja para a construção de casas, anexos e afins.

Josué Eraldo da Silva lida com ramo de construções há bastante tempo e sabe o quão importante é investir em tecnologia, por isso acredita no potencial das inovações e procura contribuir com a Jacitara Holding, empresa de Indaiatuba para alavancar o setor.

Entre diferentes avanços, as impressoras 3D ganharam espaço e já estão disponíveis no mercado atual para o setor de engenharia.

São capazes de construir peças personalizadas pré-moldadas de forma rápida e sem desperdício de materiais. Atualmente já é possível construir uma casa de pequeno porte inteira e peças utilizando as impressoras.

De acordo com Josué Eraldo da Silva, a construção civil segue um padrão altamente tecnológico e que busca investir em em construtechs, que são startups e empresas de inovação que produzem soluções tecnológicas para determinados problemas da cadeia produtiva da construção.

Como engenharia envolve a urbanização, essa sofreu sistemas inteligentes capazes de transformar através de sua integração. A capacidade de planejamento urbano torna-se mais sistêmica. O que auxilia na melhora da qualidade de vida das pessoas.

Dessa forma, com a tecnologia integrada com o meio ambiente, é possível ter mudanças sociais, tratando sobre métodos construtivos adaptáveis, como obras reconfiguráveis, ativas e regenerativas.

Diante essas inovações, no entendimento e expertise de Josué Eraldo da Silva as máquinas automatizadas não podem ficar de fora. Segundo ele, A utilização da mão de obra humana muitas vezes pode não ser tão a todo momento produtiva, e dessa forma até gerar riscos para a saúde do colaborador, sendo assim, foram criados métodos sobre a realização de etapas da construção de forma automatizada, o que significa que são máquinas realizando todo o trabalho físico.

O uso de drones também possuem uma alta significância, o que configura em ser uma das altas tendências da engenharia civil. Sua evolução constante faz da sua tecnologia extremamente acessível.

Dessa forma, é possível ter acesso aos locais mais restritos em altos edifícios e ter 100% controle de uma obra. Por fim, esses são alguns procedimentos da construção industrializada.

Através dessas tecnologias, a cada ano que passa o setor de engenharia passa a utilizar cada vez mais essas inovações, o que impactam diretamente na qualidade da obra.