
Gato foi adotado ainda filhote e conquistou uma legião de fãs nas redes sociais, com mais de 100 mil seguidores. Morte por ter sido por intoxicação. Advogato León se espreguiçando em frente à OAB-AP
Rede Social/Reprodução
Ele já saiu em sites internacionais e tinha mais de 100 mil seguidores nas redes sociais. O gatinho “Advogato León”, que tinha o carinho de quase todos que passavam pela sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Amapá, na orla de Macapá, foi encontrado morto na quarta-feira (3), possivelmente por intoxicação.
Mascote do órgão e elevado a título de “doutor”, ele tornava os dias menos estressantes com chamegos e carícias e se tornou um símbolo da luta pelos direitos dos animais.
O presidente da OAB, Auriney Brito, responsável pela adoção do gato era ainda filhote em 2019, lamentou a perda do mascote. Ele relatou que o felino foi encontrado sem sinais de vida e que provavelmente teve contato com algum animal ou inseto que provocou a morte.
Initial plugin text
“Não sabemos como seguiremos sem ele. Mas de uma coisa temos certeza, garantiremos que ele permaneça vivo entre nós como símbolo da luta pelos direitos dos animais, pelo resgate responsável e pelas lições de humanidade, aos próprios seres humanos”, postou Brito na web.
O presidente disse ainda que León se tornou um membro da OAB e que a adoção rendeu importantes ajudas às ONGs do estado, ajudando a salvar muitos outros animais em situação de risco. Mesmo durante a pandemia, o gatinho continuava sendo protagonista em ações solidárias.
Gato León com crachá de vigia da OAB Amapá
Auriney Brito/Arquivo Pessoal
De “vigia” a “advogato”
León vivia nas ruas quando era pequeno, se protegendo do frio e da chuva. Ele foi adotado em fevereiro de 2019 e virou “vigia” da OAB, com direito a crachá e tudo.
A publicação sobre a contratação viralizou no Facebook e no Instagram do presidente da OAB Amapá, e em 24 horas alcançou quase 250 mil curtidas e 90 mil compartilhamentos. Comentários como “muito fofo” e “parabéns” eram quase incalculáveis.
O felino chegou até a sede da Ordem durante uma chuva forte. Pequeno, tremendo e com frio, foi cuidado por funcionários que deram comida e local para dormir.
Dias depois, o gato começou a circular pelo prédio da OAB e dormia no sofá de entrada da recepção.
Em seguida, juntamente com sua equipe, resolveu adotar o animal, dar banho, cuidar e priorizar a alimentação. A ideia do crachá partiu da secretária responsável pelo gabinete da presidência.
“Contratado”, León passou a circular livremente pelo prédio e a repercussão na web foi maior do que a esperada. Durante o tempo que passou, o gatinho foi “promovido” de vigia a advogato e se tornou uma referência na luta do direito dos animais.
León, olhando admirando a paisagem na entrada da OAB-AP
Rede Social/Divulgação
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá
Sem categoria
