Pré-natal de gestantes atendidas na rede municipal de Aracaju é alterado durante a pandemia


Elas serão atendidas no período de 11 a 17 para a vacinação contra a Influenza. Atendimentos serão priorizados
Marcos Santos/USP Imagens/Arquivo
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informou que o acompanhamento do pré-natal das gestantes sofreu algumas alterações em razão da pandemia do novo coronavírus. Isso inclui um calendário de vacinação contra a gripe (influenza) aberto exclusivamente às gestantes, nos dias 11 a 17 de maio.
Segundo a SMS, as principais mudanças referem-se à priorização do atendimento às gestantes às quartas-feiras, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), exceto nas oito que estão atendendo, exclusivamente, a pacientes com sintomas de síndrome gripal. Nesse caso, as gestantes serão encaminhadas para a unidade mais próxima.
As mudanças contemplam, ainda o agendamento de consulta, que pode ser realizado pelas próprias gestantes por meio eletrônico, onde a paciente responde a um questionário com informações que serão avaliadas pela equipe médica, como existência de comorbidade ou atendimento especial, que definirá se a gestante deve ou não realizar a consulta imediatamente.
Initial plugin text

“O objetivo das mudanças é evitar aglomerações nas unidades básicas de saúde [UBS] e preservar a saúde dessas mães que estão gerando outras vidas. Ainda não se conhece esse vírus e não sabemos quais os efeitos que ele provoca nas gestantes e nos bebês. Assim, para evitar a exposição das futuras mamães ao novo coronavírus, adotamos essas medidas para esse momento”, explica coordenadora da Área Programática e Estratégica da Atenção Primária à Saúde da SMS, Kamila Fialho.
Caso alguma gestante apresente sintomas e esteja infectada pelo covid-19, o atendimento prestado pelas equipes de saúde da SMS é padrão, ou seja, o mesmo para os demais pacientes.

By Negócio em Alta