Recomendação foi feita após teste apontar um caso de Covid-19 na França em 27 de dezembro. A Organização Mundial da Saúde (OMS) encorajou nesta terça-feira (5) os países a buscarem casos suspeitos de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), em registros feitos a partir do fim de 2019.
O apelo foi feito depois que um hospital na região parisiense, na França, detectou um caso da doença ocorrido em 27 de dezembro, quase um mês antes de o governo anunciar o primeiro registro oficial da doença.
Yves Cohen, chefe do setor de reanimação do hospital Avicenne e Jean Verdier, situado em Seine Saint-Denis, contou que a equipe testou as amostras de sangue congeladas de 16 pacientes hospitalizados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do centro médico entre 2 e 16 de janeiro.
Todos tiveram pneumonia e, na época, os exames foram feitos para detectar uma eventual contaminação pela gripe ou outros tipos de coronavírus, exceto o Sars-Cov-2, ainda desconhecido.
Um estudo publicado no “Journal of Antimicrobial Agents” indica que a amostra do homem de 42 anos, recolhida em 27 de dezembro, “prova que a Covid-19 já estava se propagando na França no fim de dezembro de 2019, um mês antes dos primeiros casos oficiais”.
Uma das hipóteses é que ele tenha sido contaminado pela sua mulher, assintomática, que trabalha em um supermercado ao lado de um stand de venda de sushis, ao lado de colegas de origem asiática.
Até então, os três primeiros casos identificados no país datavam de 24 janeiro – um casal de chineses originário de Wuhan, cidade onde apareceu a epidemia, e um homem em Bordeaux, no sudoeste da França, que esteve na China.
Initial plugin text
Sem categoria
