Feira livre é fechada após fiscalização no Cais do Porto, em Fortaleza; não houve resistência


Desde o decreto estadual que instituiu o lockdown em Fortaleza, o trabalho de fiscalização foi intensificado, segundo a Agefis. Os comerciantes desmontaram as barracas sem resistência, segundo os fiscais da Agefis
Marcella de Lima/SVM
Uma feira livre de frutas e legumes na Rua Eliéser Levi, no Bairro Cais do Porto, foi fechada na manhã desta terça-feira (12) pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). A intervenção contou com o apoio da Guarda Municipal.
Desde a sexta-feira (8), com o início do lockdown em Fortaleza, a fiscalização em pontos da cidade que costumavam acontecer feiras livres foi intensificada. O decreto estadual de enfrentamento ao coronavírus procura evitar aglomeração de pessoas e funcionamento de comércios tidos como não essenciais.
Entenda o que é lockdown
“O desmonte foi feito por parte da população. Não houve resistência de nenhum feirante. Conversamos com a população e estamos sendo bem atendidos e recebidos”, afirmou o gerente de fiscalização, Alex Alencar.
Durante a abordagem, os fiscais da Agefis distribuíram máscaras e forneceram álcool em gel para os feirantes.
Feirantes recolhendo o material vendido no local
Marcella de Lima/SVM
Ainda segundo o Alex Alencar, durante o trajeto de fiscalização entre os pontos de feira livre em Fortaleza, se algum comércio não essencial for visto em funcionamento, também será notificado.
“Nós paramos de imediato a nossa rota e o estabelecimento é obrigado a fechar as suas portas e se encontrarmos aglomeração de pessoas, fazemos o trabalho de orientar e realizar a dispersão”, descreveu.
Controle de deslocamento
O Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa afirmou na quinta-feira (7) que os moradores de Fortaleza deverão portar documentos, em especial o comprovante de residência, para se deslocar. Segundo ele, se a pessoa for parada duas ou três vezes e apresentar justificativa, não há punição. Entretanto, quem sair de casa descumprindo as regras poderá ser conduzido a uma delegacia.
Salões, barbearias e academias permanecem fechados no Ceará
Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença
Foto: Infografia/G1

By Negócio em Alta