Congresso e STF decretam luto oficial pelos 10 mil mortos por Covid-19 no país

As bandeiras foram arriadas a meio mastro no Congresso Nacional. Doença já se espalhou por municípios onde vivem 86% da população. Congresso e STF decretam luto oficial pelos 10 mil mortos por Covid-19 no país
No dia em que o Brasil ultrapassou a marca de mais de 10 mil mortos pela Covid-19, os números mostram que a doença já se espalhou por municípios onde vivem 86% da população.
As bandeiras foram arreadas a meio mastro. O Congresso Nacional decretou, neste sábado (9), luto oficial de três dias pelas 10 mil mortes provocadas pela Covid-19.
Em nota, o presidente do Supremo Tribunal Federal também decretou luto oficial pelas vítimas da doença e disse que “a saída para esta crise está na união, no diálogo e na ação coordenada, amparada na ciência, entre os Poderes, as instituições, públicas e privadas, e todas as esferas da Federação desse vasto país”.
A primeira morte provocada pelo novo coronavírus no Brasil foi registrada há menos de dois meses, no dia 17 de março, em São Paulo. O país tinha 291 casos registrados.
Em 20 de março, quando cinco mortes foram confirmadas em um dia, chegamos a 11 óbitos, nove em São Paulo e dois no Rio. Oito dias depois, foram 15 óbitos em 24 horas, e 114 pacientes já tinham morrido em dez estados. Mais 13 dias e, em 10 de abril, quando foram confirmados mais 115 óbitos em 24 horas, chegamos a mil vítimas da doença.
Naquele momento apenas o Tocantins não tinha registrado nenhuma morte. Neste sábado (9), menos de um mês depois, já são mais de 10 mil mortes, precisamente 10.627 vítimas fatais, espalhadas por todos os estados do Brasil.
Nas últimas semanas, os registros oficiais de mortes diárias aumentaram constantemente. Dos 115 óbitos confirmados em 10 de abril, passamos para 217 mortes em um dia em 17 de abril. Uma semana depois, já eram 357 confirmadas em um dia. Mais uma semana e o registro já era de 428 mortes em 24 horas.
E na sexta (8), chegamos ao recorde de 751 mortes em 24 horas. Entre sexta e sábado (9), o governo registrou mais 730 vítimas da Covid-19.
Neste período, o coronavírus se espalhou pela Região Metropolitana das capitais e pelo interior dos estados. Hoje, o vírus já está presente em 2.677 municípios, onde vivem 86% da população brasileira. Quatro em cada dez casos da doença são de moradores do interior. Em 14 estados já há mais mortes nessas cidades do que nas capitais.
O epidemiologista Wildo Navegantes fala sobre o que o país precisa fazer para tentar conter a triste expansão das mortes pelo coronavírus. “Se nós continuarmos a manter como sociedade o distanciamento social, nós conseguiremos achatar a curva e não vamos saturar o sistema e saúde. Por outro lado, depende diretamente da adesão, digamos assim, dos nossos grandes responsáveis, políticos no Brasil, assim como da sociedade, aderir as recomendações dos técnicos, das vigilâncias instaladas nos seus estados, e ainda dos cientistas, e dos governadores e prefeitos que estão aderindo muito bem a proposta. Não temos outra saída. Hoje, ainda não temos uma vacina disponível, não temos um tratamento eficaz. Só temos hoje a possibilidade do distanciamento social”, destaca.
O Ministério da Saúde declarou que financiou mais de 3 mil leitos para pacientes com Covid, que repassou R$ 5 bilhões para secretarias estaduais de saúde, que distribuiu milhões de itens de proteção individual para médicos e enfermeiros e espera a chegada de mais máscaras, e que está buscando soluções adequadas para a falta de respiradores. Questionado sobre os decretos de luto dos outros Poderes, o Palácio do Planalto não quis se manifestar.

By Negócio em Alta