Impostos em Jogo: O Que o Vencedor da Copa do Mundo Pagará ao Fisco?

Além das medalhas e da famosa taça, conquistar a Copa do Mundo de 2026 implica em uma recompensa financeira significativa da FIFA para a federação vitoriosa, que depois destina bônus e prêmios diretamente aos seus atletas. Contudo, em um torneio realizado em três países diferentes (Estados Unidos, Canadá e México), as complexidades fiscais se tornaram tão desafiadoras quanto as disputas na final.

Recentemente, o Serviço de Receita Interna dos EUA (IRS) e a Agência de Receita do Canadá (CRA) implementaram uma norma inovadora chamada Alocação Proporcional de Jogos. Essa regra determina que a premiação do vencedor será dividida e tributada separadamente, de acordo com o local onde cada jogo ocorreu. O México, por sua vez, assegurou isenção quase total sobre os rendimentos gerados pelas partidas realizadas em seu território.

Na sequência, apresentamos uma análise do percurso de cada um dos quatro semifinalistas e o percentual total estimado de imposto que os jogadores e a comissão técnica terão que pagar sobre o prêmio caso conquistem o título mundial, considerando tratados internacionais e a alíquota de retenção na fonte.

A Rota das Seleções e a Alocação de Jogos 

  • A Final e as Semifinais: O grande jogo final acontecerá no MetLife Stadium (Nova York/Nova Jersey), onde as taxas combinadas (Federal + Estadual de Nova Jersey) são elevadas. As semifinais serão realizadas em Dallas (Texas) e Atlanta (Geórgia).
  • A Proporção: No formato ampliado do torneio, onde o finalista realiza 8 partidas, a fórmula consiste em multiplicar o prêmio total pelas partidas jogadas em território sujeito à tributação e dividir o resultado por 8.

1. Argentina: 36,5% de Imposto Total Estimado 

A Argentina realizou quase toda sua jornada nos Estados Unidos (com jogos da fase de grupos em Kansas e Dallas, além das fases eliminatórias em Miami, Atlanta e novamente Kansas). Se derrotar a Inglaterra na semifinal em Atlanta e seguir para a conquista da taça em Nova Jersey, terá atuado 100% dos seus 8 jogos em solo americano.

  • O Fator Crítico: Uma vez que a Argentina não possui um acordo de bitributação com os EUA, os atletas estão sujeitos à retenção máxima na fonte.
  • Cálculo se for Campeã: A alíquota federal varia entre 30% e 37% (usando o formulário Form 1042-S para não residentes sem tratado) sobre o valor total do prêmio, acrescida da média dos impostos estaduais dos locais onde jogou. Assim, mais de um terço da premiação dos hermanos irá para o governo americano.

2. Inglaterra: 14,8% de Imposto Total Estimado 

A Inglaterra realizou parte do seu percurso no México (como nas oitavas-de-final na Cidade do México). Com jogos na Geórgia (semifinal) e Nova Jersey (provável final), cerca de 75% das suas receitas serão atribuídas aos EUA. 

  • O Fator Tratado: A Inglaterra tem um acordo para evitar bitributação com os EUA. Isso faz com que a retenção federal seja significativamente reduzida para taxas administrativas e previdenciárias internacionais.
  • Cálculo se for Campeã: Os jogadores ingleses pagarão impostos praticamente apenas sobre as taxas estaduais americanas (State Tax) nos estados onde ocorreram os jogos (Nova Jersey, Flórida e Geórgia), além das tarifas alfandegárias no Canadá quando aplicável. O restante será tributado normalmente no Reino Unido, evitando pesadas retenções nos Estados Unidos.

3. França: 11,2% de Imposto Total Estimado

A seleção francesa adotou uma estratégia inteligente ao distribuir seus jogos entre o Canadá (Vancouver/Toronto) e a costa leste dos EUA (Filadélfia e Boston). A semifinal será realizada em Dallas enquanto a final ocorre em Nova Jersey. 

  • O Fator Tratado: A França possui um dos acordos fiscais mais abrangentes com os EUA e o Canadá (Tratado de Isenção para Atletas em Exibições Curtas).
  • Cálculo se for Campeã: Aproximadamente 62,5% da premiação francesa será destinada ao fisco americano e 37,5% ao canadense. Devido ao acordo bilateral, a retenção na fonte nos EUA é praticamente inexistente para fins federais; restando apenas a State Tax local junto às regras moderadas de repatriação estabelecidas com a CRA.

4. Espanha: 9,5% de Imposto Total Estimado

A trajetória da Espanha incluiu forte presença no México e no Canadá nas rodadas iniciais, além de jogos decisivos realizados em Los Angeles (Califórnia – estado com alta carga tributária estadual mas mitigada pelo tratado) e Dallas (Texas – que não impõe imposto sobre renda estadual).

  • O Fator Tratado: Além do acordo contra bitributação referente a eventos esportivos com os EUA, a Espanha se beneficia por ter jogado em estados americanos sem imposto sobre renda local durante as semifinais.
  • Cálculo se for Campeã:This team will face the lowest withholding tax among all semifinalist blocks due to its diversified allocation and solid legal protections regarding capital repatriation; thus retaining less than 10% of the prize directly in North America.

Tabela Comparativa: O Custo Fiscal da Taça 

If any of these teams emerge victorious at the MetLife Stadium, here’s an approximate percentage that will be withheld in North America by tax authorities (IRS and CRA) before the money reaches the respective association: 

Bastidores Conclusão: If Messi and the Albiceleste lift the trophy in New Jersey , they will achieve a historic feat on the field but also sign the largest tax check in modern football history for the U.S. government.&nbsp ;

Sua empresa está jogando como a Argentina ou como a Espanha no quesito impostos?&nbsp ;

Para economizar efetivamente , é necessário planejamento especializado . Assegure-se de que seu negócio pague apenas o estritamente necessário por lei , aumentando suas margens de lucro com quem entende contabilidade consultiva . Entre em contato agora mesmo com nossa equipe contábil liderada pelo contador Lucas Pereira pelo WhatsApp: (11) 98847-6831 e planeje seu próximo ano fiscal com segurança!&nbsp ;

Por Lucas de Sá Pereira , contador https://contadorlucaspereira.shop/ , colunista do Jornal Contábil , criador do instagram @contadorlucaspereira

O post O Raio-X do Fisco: Quanto o Campeão da Copa do Mundo vai deixar em impostos? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso .

By Negócio em Alta

Relacionados