Reabertura gradual e alternada do comércio começa nesta segunda no ES

Mudança vale para cidades classificadas como de alto risco para a contaminação pelo coronavírus. Municípios de risco baixo e moderado estão com o comércio funcionando desde 22 de abril. A reabertura gradual e alternada do comércio no Espírito Santo começa nesta segunda-feira (11) nos municípios classificados como de alto risco para a contaminação pelo coronavírus. As cidades consideradas de risco baixo e moderado estão com o comércio funcionando desde 22 de abril.
A classificação entre risco baixo, moderado, alto ou extremo é baseada no Mapa de Risco criado pelo Governo do ES e leva em consideração a taxa de disponibilidade de leitos de UTI e o coeficiente de casos confirmados da Covid-19 nas cidades.
As análises são semanais e a classificação das cidades é flexível. Nesta semana, o grupo de risco alto é composto por Cariacica, Fundão, Serra, Viana, Vila Velha, Vitória e Santa Teresa. Nenhuma cidade foi classificada como de risco extremo até o momento.
Governo do ES adota reabertura gradual e alternada do comércio
A partir desta segunda, o comércio de rua vai funcionar de forma alternada nestes municípios. Enquanto alguns setores poderão abrir nos dias pares do calendário, outros só funcionarão nos dias ímpares. O horário de funcionamento será das 10h às 16h.
Os estabelecimentos comerciais de produtos do corpo humano poderão abrir na segunda, quarta e sexta-feira, enquanto os comércios dos demais produtos não ligados ao corpo humano funcionam na terça e quinta-feira.
Na semana seguinte, os comércios que abriram nos dias ímpares, abrem nos dias pares e vice-versa. O horário de funcionamento deverá ser das 10 horas às 16 horas.
Nos dias que estiverem com portas fechadas, os comércios poderão funcionar com delivery e no esquema drive-thru.
A medida foi anunciada na última sexta (8) pelo governador Renato Casagrande (PSB). Até então, nos municípios classificados como de alto risco, os estabelecimentos considerados não essenciais estavam autorizados a funcionar apenas em esquema de delivery, drive-thru ou atendimento por agendamento.
Os restaurantes, que podiam abrir nos finais de semana, agora só podem funcionar de segunda a sexta-feira. Shoppings, academias e escolas continuam fechados.
Como medida para garantir a segurança durante a reabertura do comércio, o governador assinou um decreto que obriga o uso de máscaras de proteção contra o coronavírus por parte de clientes e de trabalhadores de empresas, instituições e organizações religiosas, bem como para todos os usuários do sistema Transcol.
Empresas que descumprirem a norma estarão sujeitas à advertência e ao pagamento de uma multa de R$ 5,2 mil.
Initial plugin text
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Espírito Santo

By Negócio em Alta