
Moradores da Zona Oeste da cidade relatam que diversas linhas foram reduzidas ou simplesmente desapareceram da região. Levantamento feito com espectadores encontrou 53 linhas de ônibus que sumiram ou reduziram rotas no Rio
Reprodução/ TV Globo
Pelo menos 153 linhas de ônibus desapareceram das ruas do Rio ou tiveram a frota drasticamente reduzida, afetando a rotina da população que depende do transporte público.
O levantamento foi realizado em parceria com os espectadores do Bom Dia Rio, RJ1 e RJ2, que apontaram quais linhas desapareceram das suas vizinhanças e como esta falta causa problemas à rotina.
Na manhã desta quinta-feira (13), moradores de Campo Grande, Padre Miguel, Realengo e Paciência, na Zona Oeste da cidade, reclamaram do desaparecimentos de linhas na região.
“Venho aqui relatar o sumiço da linha 17, 873. Precisamos dos ônibus, porque a Avenida Cesário de Melo está sem ônibus. É raro a gente ver um BRT passando por aqui. Estamos à mercê das vans. As pessoas que necessitam de gratuidade não estão tendo como pegar o ônibus, tem que pagar a van. Então, encarecidamente eu peço a ajuda de vocês, do governo, que nos ajudem”, pediu a moradora de Paciência Kathia, que tem um filho portador de necessidades especiais.
Os passageiros que observarem que sua linha de ônibus também desapareceu e ainda não consta nesta lista, por mandar mensagem para o whatsapp da TV Globo (21) 99424-2523.
Prefeitura cria comissão
No caso de algumas linhas, o problema existe há anos, mas somente nesta terça-feira (11) a Prefeitura do Rio criou uma comissão para resolver o sumiço das linhas. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município e a Secretaria Municipal de Transportes definiu que o grupo terá um mês para identificar os problemas.
Pelo menos 146 itinerários têm problemas, segundo a lista elaborada com ajuda de telespectadores. São linhas nas quais há ônibus de menos ou até deixaram de circular.
A resolução acrescenta que a comissão poderá sugerir a criação, exclusão ou alteração das linhas de ônibus existentes. O comitê deverá apresentar relatórios parciais a cada semana para o secretário de Transportes. O prazo de um mês para a conclusão dos trabalhos é improrrogável, segundo o decreto.
Comissão terá que apresentar relatório sobre trasporte público do Rio em 30 dias, segundo Diário Oficial
Reprodução/TV Globo
Allan Borges, subsecretário de Transportes, reconhece que o sistema possui problemas com a organização das linhas.
“É um problema real e a população tem toda razão de reclamar”, disse Allan.
“É preciso energia do poder público para colocar novamente para funcionar. Há linhas que já eram alvo de reclamação e que voltaram a funcionar, como a 711, 350, 363, 265 e 678”, disse o subsecretário, que afirmou que o prefeito ordenou a revisão dos contratos de concessão.
Sem categoria
