
Mesmo com queda na média de consumo por residência, diante dos baixos níveis dos reservatórios, companhia ressalta que resultado ainda é abaixo da meta de economia, que é de 20%. Economia de água no mês de setembro foi de 16,3%
O consumo de água em Curitiba e nas cidades da região metropolitana registrou queda de 16,3% em setembro, em relação ao mês de abril, período em que foi iniciado o rodízio de abastecimento mais brando, de acordo com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
Segundo a companhia, o consumo médio por residência em setembro foi de 8,3 mil litros, enquanto que, em abril, a média de consumo por imóvel foi de 10 mil litros.
No mês anterior, agosto, a economia foi de 14%, segundo a mesma comparação.
Entretanto, mesmo com a redução do consumo, diante dos baixos níveis dos reservatórios, a companhia ressaltou que o resultado ainda é abaixo da meta de economia, que é de 20%.
A meta foi informada pela Sanepar em 14 de agosto, quando anunciou o modelo de rodízio mais rígido na região, com 36 horas com abastecimento de água e 36 horas sem.
Confira a programação do rodízio em Curitiba e Região Metropolitana até 10 de outubro
Entenda por que conta dos consumidores não diminui, mesmo com rodízio no abastecimento
QUIZ: Teste e descubra o quanto você gasta de água nas tarefas do dia a dia
A Sanepar informou ainda que se os níveis dos reservatórios que abastecem a capital e cidades previstas no racionamento ficarem abaixo de 25% da capacidade total, a região deve enfrentar um rodízio ainda mais rígido.
Consumo médio de água por residência em setembro foi de 8,3 mil litros, em Curitiba e Região
Giuliano Gomes/PR Press
Mesmo com registro de chuvas nas últimas semanas, os níveis dos reservatórios subiram apenas 0,5%, o equivalente ao volume de apenas três dias de consumo.
Nesta quinta-feira (1º), a companhia informou que o nível geral dos reservatórios é de 29,7%.
As barragens do Iraí e Passaúna estão, nesta quinta-feira, com menos água do que no mês de setembro, mas a situação ainda é melhor do que a registrada em agosto, de acordo com a companhia.
O nível do reservatório de Piraquara I é de 22%, maior do que nos últimos dois meses, mas Piraquara II teve queda no nível de água, segundo os números da Sanepar. Confira os dados, abaixo.
Curitiba e Região Metropolitana registram 16,3% de economia de água em setembro, segundo a Sanepar
Reprodução/RPC
Denúncias de desperdício
A Sanepar recebe denúncias da população sobre casos de desperdício de água. Desde quando foi lançado, em 18 de agosto, até o final de setembro, foram mais de 5,2 mil denúncias registradas.
No primeiro mês, o canal recebeu mais de 2 mil denúncias.
Especialistas dão dicas para economizar água nas atividades diárias
O Alerta Água funciona por meio de um número de WhatsApp para o qual os consumidores podem enviar vídeos e fotos de situações de consumo irresponsável de água, com endereço do local. O número é (41) 99521-3022.
Dicas de economia
A orientação é para que os moradores façam uso racional da água, priorizando hábitos de higiene, principalmente para a prevenção ao novo coronavírus, e alimentação.
Nesse período, a Sanepar orienta que atividades como lavar carros e calçadas devem ser evitadas. Outras dicas são:
Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.
Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.
Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga
Assista aos vídeos da série ‘A Gota d’Água”
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.
Sem categoria
