Hemocentro de Uberlândia altera horário para captação de doações


Novos horários passam a funcionar nesta quinta-feira (1º). Estoques de sangue continuam baixos em meio à pandemia. Hemocentro terá captação em dois sábados por mês
TV Integração/ Reprodução
O Hemocentro de Uberlândia alterou os horários para captação de doadores de sangue e medula óssea a partir desta quinta-feira (1º). Com a pandemia de Covid-19, o número de doações caiu e o estoque está em baixa.
Com os novos horários, não serão feitas doações à tarde, mas foi aberto mais um sábado de trabalho. De acordo com Patrícia Fernandes, captadora de doadores, a abertura de mais um sábado no mês era um pedido de longa data da comunidade doadora.
Ela também conta que a situação melhorou em relação à queda abrupta de doações no início da pandemia, mas ainda precisa melhorar. No momento, os tipos sangue mais necessários são O+, presente na maioria da população, e O- que é muito utilizado em emergências.
Os novos horários de atendimento são de segunda à sexta, e nos segundos e últimos sábados do mês, das 7h às 12h. Antes de comparecer ao hemocentro é preciso fazer um agendamento por meio do site do Hemominas ou pelo aplicativo de smartphone do governo estadual.
Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos que estejam saudáveis e pesem acima de 50 kg. Elas também devem manter um estilo de vida saudável e não se expor a doenças infecciosas ou sexualmente transmissíveis. Após sintomas de gripe ou resfriado, também é necessário esperar 30 dias após o término dos sintomas para doar.

By Negócio em Alta

Veja também