Pedro e Maria se somam as quase 400 pessoas que passaram pelo Hospital de Campanha Pedro Balzi e que conseguiram vencer a Covid-19. Pedro Martins e Maria Faustina receberam alta do Hospital de Campanha Pedro Balzi
Instagram /Firmino Filho
O casal Pedro Martins de Oliveira, de 84 anos e Maria Faustina Araújo Sousa, de 73 anos, enfrentaram neste mês um grande desafio. Os dois foram diagnosticados com a Covid-19 e tiveram que ser internados para se recuperar da doença. Após vários dias no Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi, em Teresina, o marido e a mulher conseguiram vencer o coronavírus e receberam alta juntos na quinta-feira (30).
Veja serviços afetados pelo coronavírus no Piauí
O que fazer e para onde ir em caso de aparecimento dos sintomas
Acompanhe a evolução da curva epidêmica no estado
Pedro Martins chegou no Pedro Balzi no dia 21 de julho. Três dias depois, no dia 24, Maria Faustina também foi levada para a unidade de saúde. Segundo a coordenadora do hospital de campanha, Gina Nogueira, a situação do idoso era mais complicada devido às comorbidades que ele apresenta.
“Ele foi internado e dias depois ela chegou. Nós colocamos um em leito ao lado do outro. Ele é bem mais idoso do que ela, possui diabetes e pressão alta”, afirmou.
Profissionais de saúde comemoram alta do casal juntos há 52 anos
Instagram /Firmino Filho
O casal que se recuperou da doença e foi saudado pela equipe de profissionais de saúde do hospital durante a saída. Pedro e Maria se somam as quase 400 pessoas que passaram pelo Hospital de Campanha Pedro Balzi e que conseguiram vencer a Covid-19.
Decretos no Piauí de isolamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.
Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia da Covid-19
É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.
Initial plugin text