
Armando Rodrigues da Silva encontrou dificuldades para acompanhar videoaulas durante a quarentena do novo coronavírus, mas com o incentivo ideal, conseguiu acompanhar as aulas. Colegas de sala ajudam idoso a acompanhar aulas à distância em Taubaté
A busca por conhecimento é uma caminhada sem fim. Aos 77 anos de idade, Armando Rodrigues da Silva encontrou dificuldades para continuar a faculdade durante a quarentena, por causa das aulas online. Mas os colegas de curso deram uma força especial e ele conseguiu voltar a acompanhar as lições e conteúdos digitais.
Há oito anos Armando ficou viúvo. Junto com a saudade da esposa veio o sentimento de solidão. A filha caçula conta que foi a paixão pelo saber que afastou o pai da tristeza.
“Nós dávamos ideias para ele e nada adiantava. Aí veio a surpresa. Ele falou: ‘olha, estou fazendo faculdade’. Melhorou muito a autoestima dele”, diz a filha Lilian Mendes.
Formado em economia, em direito e com especialização em processo civil, Armando está cursando sua terceira faculdade: letras. Mas com a pandemia ele teve que ficar em isolamento, as aulas presenciais foram suspensas e surgiu um desafio: usar a tecnologia para continuar o curso pela internet. Como não sabia mexer na plataforma disponibilizada pela universidade, ele parou de estudar.
“Fiquei isolado. Eles providenciaram matérias virtuais. Aí fiquei por 60 dias fora”, conta Armando.
E aí veio o importante papel dos professores e colegas de classe: levar o Armando pra dentro da sala de aula virtual.
“Ele usa uma metáfora: ‘eu quero chegar do outro lado do rio’. Não quero voltar. Ele se sentia impedido. Os alunos traçaram uma ação para trazer o Armando para volta da sala”, explica a professora Adriana Cintra.
Paula Diana Ramos foi uma das estudantes que ajudou o aluno mais experiente da sala a continuar ligado nos estudos. ”Ajudamos muito por chamada de vídeo, guiando como entrar. Mas agora já entra sozinho. Aprende muito rápido”, disse.
A mudança trouxe mais um novo aprendizado pra esse amante da sabedoria. “Minha gratidão é muito grande. Eles viram que a minha posição é conhecer. E eles estavam preparados pra trazer esse conhecimento”, agradeceu.
E ele continua caminhando ao lado do conhecimento pra passar adiante o que sabe. “A vida da gente não se reduz a só alimentar, crescer e tal. A gente tem que conhecer. Se conhece alguma coisa, pode ajudar outras pessoas”, finalizou.
Colegas de sala ajudam universitário de 77 anos a acompanhar aulas à distância em Taubaté
Reprodução/ TV Vanguarda
Colegas de sala ajudam universitário de 77 anos a acompanhar aulas à distância em Taubaté
Reprodução/ TV Vanguarda
Sem categoria
