Coronavírus: Parque Nacional do Iguaçu aguarda autorização do governo do Paraná para reabertura em junho


Segundo o ICMBio, que administra o parque, governo estadual tem até sexta-feira (5) para apresentar parecer favorável ou não sobre a reabertura. Reabertura do Parque Nacional do Iguaçu
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, enviou um ofício ao governo do estado pedindo um parecer sobre a reabertura da unidade de conservação.
O prazo para receber a resposta do governo, segundo o parque, termina na sexta-feira (5). Até a tarde desta quarta-feira (3), o estado não tinha dado nenhum retorno ao ICMBio.
CORONAVÍRUS NO PARANÁ: veja as principais notícias
DÚVIDAS: perguntas e respostas sobre o assunto
BEM AQUI: RPC tem plataforma onde você encontra os estabelecimentos e serviços que estejam atendendo
De acordo com o instituto, a princípio, a intenção é a de reabrir o parque na primeira quinzena de junho. Afinal, um decreto municipal já autorizou a retomada da visitação nos atrativos turísticos a partir do dia 10 de junho, quando a cidade comemora 106 anos.
O Parque Nacional do Iguaçu foi fechado no dia 18 de março por causa da pandemia do novo coronavírus. Foz do Iguaçu tem 128 casos confirmados da Covid-19 e três pessoas morreram vítimas da doença, segundo o boletim de terça-feira (2) da Secretaria de Estado da Saúde.
Parque Nacional do Iguaçu foi fechado para visitação no dia 18 de março por causa do coronavírus
William Brisida/RPC
Pedido de reabertura
Conforme o ofício, o instituto diz que o pedido foi feito em respeito a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em que estados e municípios podem estabelecer as medidas para o combate ao novo coronavírus.
Por isso, decidiu fazer a consulta sobre a existência ou não de impedimentos para a retomada da visitação pública. O pedido foi oficializado na sexta-feira (29).
O ofício destaca ainda que os Parques Nacionais são locais com espaços abertos, adequados para a realização de exercícios e atividades físicas, ou seja, de grande importância para a qualidade de vida da sociedade.
Segundo o instituto ainda, caso a reabertura seja autorizada, a visitação será retomada de forma gradual, com percentual reduzido de visitantes.
Além disso, serão adotadas medidas de prevenção a propagação do novo coronavírus, como distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas e o uso de máscara.
O ICMBio faz parte do Ministério do Meio Ambiente.
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Oeste e Sudoeste.

By Negócio em Alta