Cidade liberou a abertura do comércio na segunda-feira (1), mas as medidas impostas para evitar a propagação da Covid-19 não vêm sendo seguidas por todos nas ruas da cidade. Comerciantes e consumidores não seguem determinações de segurança durante a pandemia
Parte dos comerciantes e consumidores de Hortolândia (SP) não está seguindo as medidas de precaução contra o novo coronavírus nesta quarta-feira (3). O decreto municipal liberou a reabertura na última segunda (1), e o comércio é obrigado a adotar regras de prevenção para evitar a propagação da Covid-19, sob risco de um novo fechamento das lojas.
Imagens captadas pela EPTV, afiliada da TV Globo, mostram uma grande quantidade de pessoas circulando nas ruas do centro da cidade e os estabelecimentos abertos antes mesmo das 10h, contrariando as regras impostas.
MAPA: casos de coronavírus pelo Brasil
Coronavírus: veja perguntas e respostas
Algumas lojas disponibilizam o álcool em gel na entrada e tentam organizar o distanciamento das pessoas nas filas do lado de fora, usadas para controlar o número de clientes no interior e, assim, diminuir a chance de disseminação do vírus.
No entanto, em outros locais, o distanciamento não é respeitado e não há funcionários orientando os clientes na porta de acesso, como em uma agência bancária, que disponibilizou bancos, mas não organizou a distância entre as pessoas.
Agência bancária em Hortolândia disponibilizou bancos para os clientes, mas não organizou o distanciamento necessário
Reprodução/EPTV
Além disso, as imagens registraram também consumidores manuseando roupas sem fazer a higienização prévia das mãos.
A Prefeitura de Hortolândia tem utilizado carros de som para reforçar as medidas necessárias.
Covid-19 em Hortolândia
Na noite desta terça-feira (2), a Secretaria de Saúde registrou a 15ª morte provocada por complicações da Covid-19 em Hortolândia. O novo boletim epidemiológico divulgou, ainda, mais quatro casos confirmados, o que fez o total aumentar para 160. Desses, 130 moradores já se recuperaram, enquanto sete estão internados e oito são mantidos em isolamento domiciliar.
O município ainda contabiliza 83 registros suspeitos, enquanto 394 notificações foram descartadas.
Coronavírus: como usar a máscara?
Formas erradas e corretas de usar máscara de proteção contra o coronavírus
Arte/G1
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas