Hospital de Campanha do Verdão recebe primeiros pacientes com Covid-19 em Teresina


Dois homens, de 43 e 54 anos, e uma mulher, de 33 anos, foram as primeiras pessoas transferidas de outras unidades de saúde para o hospital criado em caráter emergencial. Hospital de Campanha Estadual (HCE), no Ginásio Verdão, Centro de Teresina, recebe paciente para tratamento da Covid-19
Divulgação/Sesapi
O Hospital de Campanha Estadual (HCE), no Ginásio Verdão, Centro de Teresina, recebeu os primeiros pacientes para tratamento da Covid-19, nessa terça-feira (2). Dois homens, de 43 e 54 anos, e uma mulher, de 33 anos, deram entrada na unidade de saúde, que tem capacidade para 103 pacientes, com 90 leitos de enfermaria e 13 de estabilização.
Veja serviços afetados pelo coronavírus no Piauí
O que fazer e para onde ir em caso de aparecimento dos sintomas
Acompanhe a evolução da curva epidêmica no estado
Primeiros pacientes chegam ao Hospital de Campanha Estadual (HCE), no Ginásio Verdão, em Teresina
Divulgação/Sesapi
O primeiro a ser atendido foi o homem de 43 anos transferido do Hospital Geral do Buenos Aires, na Zona Norte da capital, durante a tarde.
Os outros dois pacientes, a mulher oriunda da Unidade Integrada de Saúde do Matadouro, e o homem de 54 anos da UPA do bairro Satélite, deram entrada à noite.
O coordenador de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para o HCE, Joel Rodrigues, informou que ao dar entrada o paciente passa por uma triagem com uma equipe de profissionais clínicos com enfermeiros, técnicos de enfermagem e apoio médico, caso necessário.
Enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos em atendimento no Hospital de Campanha Estadual, no Ginásio Verdão, em Teresina
Divulgação/Sesapi
“Essa equipe vai definir o que vai ser feito. Temos três possibilidades: a primeira é se o paciente apresentar um estado clínico estável, ele será encaminhado para casa; os outros dois casos são de internação, onde os pacientes são encaminhados para os leitos de estabilização ou para os leitos clínicos”, explicou.
Segundo o coordenador, os pacientes que forem encaminhados para casa vão ser acompanhados remotamente pelos profissionais do HCE.
Paciente com Covid-19 aguarda triagem no Hospital de Campanha Estadual, no Ginásio Verdão, em Teresina
Divulgação/Sesapi
“Caso haja piora ele irá retornar para o hospital. Caso não haja a necessidade de ser internado, ele estará melhor em seu leito familiar, rodeado pelo apoio da família e em isolamento”, afirmou.
Decretos determinam distanciamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.
Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio
Getty Images via BBC
Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia da covid-19
É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.
Initial plugin text

By Negócio em Alta

Veja também