Pane mantém Linha Centro do Metrô do Recife parada e passageiros enfrentam dificuldades


Problema na rede aérea começou na tarde da terça-feira (12) e fechou 19 estações. Durante a pandemia, 60 mil pessoas utilizam a linha. Linha Centro do Metrô do Recife teve pane na terça-feira (12)
Renato Ramos/TV Globo
A Linha Centro do Metrô do Recife amanheceu sem funcionar nesta quarta-feira (13), após uma pane. O problema começou na tarde da terça-feira (12) com o rompimento da fiação e, de acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), 19 estações foram fechadas desde então. Passageiros que geralmente utilizam o metrô relataram dificuldade em conseguir ônibus para ir trabalhar.
Por causa da pandemia do novo coronavírus, o sistema está operando apenas em horários de pico, das 6h às 9h e das 16h30 às 20h. Atualmente, 60 mil pessoas usam os trens da Linha Centro por dia.
A comunicação da companhia informou, na manhã desta quarta-feira, que a expectativa era que o metrô voltasse a funcionar por volta das 16h. O G1 tenta contato com o Grande Recife para saber se os ônibus foram reforçados.
A Linha Centro do Metrô tem dois ramais, um que vai até Camaragibe e outro que leva até Jaboatão dos Guararapes, ambos saindo do Recife. Passageiros enviaram fotos à TV Globo por WhatsApp informando que o Terminal Integrado de Jaboatão estava cheio e que enfrentavam dificuldades para conseguir embarcar nos coletivos.
Terminal Integrado Jaboatão apresentava filas extensas com a pane do metrô nesta quarta (13)
Reprodução/WhatsApp
Aline Gabriela, de 27 anos, enfrentou dificuldade para pegar ônibus no Terminal do Passarinho. Ela precisou ir do bairro Dois Unidos à sede da prefeitura do Recife, onde trabalha como ascensorista. “Como demora muito pra sair de ônibus, vai acumulando gente e acaba lotando. O transporte público tem sido o meio mais aglomerado que vejo todo dia”, contou.
Origem do problema
A CBTU explicou que o problema que acarretou a paralisação da Linha Centro ocorreu nas proximidades da Estação Recife, por volta das 17h. Um pantógrafo, equipamento que liga o trem à rede aérea, se enroscou na fiação. A comunicação da companhia informou, nesta quarta, que a rede que alimenta os trens com energia partiu.
Equipes de manutenção foram acionadas para tentar restabelecer a operação da Linha Centro. O funcionamento da Linha Sul não sofreu alterações devido a esse problema, segundo a CBTU.
Outro problema
Pane provoca o fechamento de dez estações da Linha Sul do Metrô do Recife
Na sexta-feira (8), a Linha Sul sofreu uma paralisação. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o problema na rede aérea foi constatado às 17h. A empresa informou que não havia previsão de retorno dos serviços (veja vídeo acima).
Ainda de acordo com a CBTU, a operação foi interrompida nas proximidades da Estação Recife. Um dos pantógrafos de um trem, equipamento que liga a composição aos cabos, enroscou-se na rede elétrica. Isso deixou o trecho sem energia. O problema foi resolvido na madrugada de sábado (9) e as operações foram normalizadas (veja vídeo abaixo).
Linha Sul do Metrô do Recife volta a funcionar após pane

By Negócio em Alta

Veja também