Das 39 unidades de saúde, 8 já estão com a taxa ocupação máxima, de acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O Ceará tem 20 das 39 unidades de saúde que atendem a pacientes com Covid-19 com taxa de ocupação acima de 80% , segundo dados da Secretaria da Saúde (Sesa) divulgados na noite deste sábado (9) por meio da plataforma IntegraSUS.
Em Fortaleza, são 17 das 19 unidades que estão nessa situação. Atualmente, o estado conta com 1.521 leitos de enfermaria e 1.211 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o atendimento de casos de coronavírus em Fortaleza e no interior.
De acordo com a plataforma, na lista de unidades com a taxa de ocupação superior a 80% estão o Hospital Geral Waldemar de Alcântara, Hospital Universitário Walter Cantídio, Hospital São José, Hospital Infantil Albert Sabin em Fortaleza, todos com 100% das UTIs ocupadas. No interior do estado aparecem o Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim, com 93,33% e Hospital Regional Norte em Sobral, com 88,89%.
Nas últimas 24 horas, foram registradas 450 altas hospitalares de pessoas com Covid-19. A taxa de ocupação das UTIs em todo o estado é de 78,32% e dos leitos de enfermaria é de 73,42%, segundo o IntegraSUS.
Ceará tem mais de 7 mil recuperados
Das 15.879 pessoas com Covid-19 no Ceará, 7.173 mil estão recuperadas da doença, o que representa um percentual de cura de 45,17%, de acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa) atualizada às 17h08 deste sábado (9). Em Fortaleza, dos mais de 10 mil casos, um total 5.176 pessoas não têm mais a doença.
Camilo lamenta marca de mil mortes no estado por Covid-19: ‘Não são apenas números’
Caucaia e Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, têm 261 e 161 recuperados, e Sobral, na Região Norte do estado, com 123 pacientes curados, são as outras três cidades que registraram a maior quantidade de pacientes curados.
Neste sábado (9), com o acréscimo de 65 novas mortes nas últimas 24 horas, o número de óbitos por Covid-19 subiu para 1.062 e o de casos confirmados alcançou a marca de 15.879, no estado. A capital cearense ultrapassou a marca de 800 mortes pela doença, com 809 registros.
Em Fortaleza, a quantidade de pacientes infectados pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) está em 10.995 casos e 809 mortes.
Veja outros números deste sábado (9) da plataforma :
São 28.933 casos suspeitos;
41.886 testes realizados;
A taxa de letalidade da doença no CE é de 6,7%;
10.995 casos em Fortaleza;
809 mortes em Fortaleza.
Carga de EPIs
Uma carga com 7,5 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e 4 respiradores chegou a Fortaleza na tarde deste sábado (9). O material vai ajudar os profissionais de saúde da capital cearense no enfrentamento à Covid-19. A prefeitura também adquiriu na industrial local outras ferramentas de trabalho como protetores faciais e aventais impermeáveis.
“Nós fizemos uma aquisição internacional de EPIs de máscaras cirúrgicas, máscaras N95 e macacões impermeáveis de uma empresa chinesa e estamos recebendo a segunda e terceira remessas que representam em torno de 20% da compra total realizada”, informou Joana Maciel, secretária da Saúde de Fortaleza.
Os equipamentos vão ser utilizados em todas as unidades de saúde de combate ao novo coronavírus como o anexo do Instituto Doutor José Frota (IJF 2), Hospital de Campanha do Estádio Presidente Vergas, Hospital da Mulher, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Postos de Saúde, entre outros.
Feiras encerradas no 2º dia de lockdown
Segundo dia de lockdown registra aglomerações em Fortaleza
Nas primeiras horas da manhã deste sábado (9), policiais militares encerraram o comércio de peixes realizado na Praia do Mucuripe, por descumprimento ao lockdown, com uma grande aglomeração de pessoas. As aglomerações na região são comuns e se repetem desde antes da Semana Santa, quando o comércio de peixes na região costuma ser mais intenso. (veja na reportagem acima)
Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença
Foto: Infografia/G1
Initial plugin text