O projeto prevê a convocação de concursos da Polícia Militar, Polícia Civil, sistema prisional, peritos, bombeiros, agentes socioeducativos e Departamento de Trânsito. Covid
Lakruwan Wanniarachchi / AFP
Um projeto de lei da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) pediu a convocação imediata dos aprovados em concursos públicos, na área de segurança pública, para atuarem a serviço de Mato Grosso por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19).
O projeto, de autoria do deputado delegado Claudinei, pede a convocação imediata do excedente de concursos no estado para serviço ativo em Mato Grosso.
O projeto prevê a convocação de concursos da Polícia Militar, Polícia Civil, sistema prisional, peritos, bombeiros, agentes socioeducativos e Departamento de Trânsito.
A justificativa do projeto é que a segurança pública também é uma área afetada pelas consequências da crise.
“O isolamento social recomendado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pode tanto aliviar algumas demandas dos setores da segurança, como aumentar outras demandas por causa de crimes distintos, que, aliás, já começaram a mostrar crescimento. Além disso, a pandemia pode gerar consequências na manutenção da ordem pública e acarretar em uma possível diminuição do efetivo das forças de segurança, já que os policiais que estão atuando nas ruas correm o risco de se contaminar pela covid-19”, consta trecho do projeto.