No dia 13 de maio, será realizada uma live com o bucomaxilofacial João Lisboa para falar sobre os cuidados odontológicos necessários para as pessoaa com lúpus. Maio Roxo
Divulgação
Por conta da pandemia do novo coronavírus, as ações do mês de conscientização sobre o Lúpus, o ‘Maio Roxo’, da Associação de Amigos e Pessoas com Lúpus do Vale do São Francisco, serão realizadas todas virtualmente. De acordo com a programação, estão sendo realizadas formações online com estudantes universitários da área de saúde sobre o cuidado humanizado para as pessoas com lúpus.
“O nosso objetivo é não deixar de levantar a bandeira do acolhimento, da luta pelo preconceito que infelizmente, muitas pessoas com lúpus ainda sofrem. Com a pandemia nós ficamos muito prejudicados com a falta do Hidroxicloroquina, que foi propagado que seria cura e prevenção da Covid-19, e isso fez com que os estoques das farmácias privadas ficassem desabastecidas. E isso é algo que tem trazido muito sofrimento”, afirmou a coordenadora da associação, Fabiana Bezerra.
Na próxima quarta-feira , 13 de maio, será realizada uma live, transmissão ao vivo, com o bucomaxilofacial João Lisboa para falar sobre os cuidados odontológicos necessários para as pessoaa com lúpus. A live estará disponível às 17h no instagram @grupoborboletasdovale.
Associação de Amigos e Pessoas com Lúpus do Vale do São Francisco
Laís Lino/ Arquivo pessoal
Já no dia 15 de maio, será promovido junto com a Prefeitura de Petrolina, um treinamento virtual com profissionais do Núcleo de Apoio e Saúde da Família (Nasf). Entre esses profissionais, psicológos, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais, entre outros.
Outra live ocorrerá no dia 16 de maio, agora com uma paciente, que vai falar um pouco da sua vivência. Esta transmissão será sobre os aspectos emocionais da convivência com lúpus.
Desde 2017, Uma lei municipal foi provada e a Semana de atenção a Pessoa com Lúpus tem sido realizada pela associação com apoio do poder municipal de Petrolina.