Piauí recebeu mais de 4,5 mil pessoas de outros estados que assinaram termos de quarentena


Viajantes ficam isolados para monitoramento de possíveis sintomas de Covid-19. População assina termo de quarentena no Piauí.
Divulgação/Sesapi
A Vigilância Sanitária do Piauí informou que 4.500 pessoas, que vieram de outros estados, assinaram termos se comprometendo a ficar em isolamento social, devido ao risco de transmissão do novo coronavírus. Ontem o estado recebeu dois ônibus com passageiros vindos de São Paulo, que ficarão em quarentena em escolas municipais.
Segundo a Vigilância, essas pessoas foram ou estão sendo devidamente acompanhadas e monitoradas tanto pela Vigilância Sanitária quanto pelos profissionais de atenção básica de cada município. Ao todo, há barreiras sanitárias em 80 municípios piauienses.
Veja serviços afetados pelo coronavírus no Piauí
O que fazer e para onde ir em caso de aparecimento dos sintomas
Acompanhe a evolução da curva epidêmica no estado
Segundo a diretora da Vigilância Sanitária do Piauí, Tatiana Chaves, ao longo do tempo de isolamento, conforme o protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, se a pessoa que não apresentar os sintomas da Covid-19, ela é liberada. O tempo previsto é de 14 dias.
“O objetivo é fazer que as pessoas que vêm de fora, de outros estados, não propaguem doenças em seus municípios”, disse.
Vigilância sanitária faz barreiras e fiscalização no interior do Piauí.
Divulgação/Sesapi
Segundo Tatiana Chaves, a Vigilância Sanitária também tem auxiliado os municípios que assinaram decreto de isolamento social.
“Mesmo com o decreto de isolamento pelas autoridades estadual e municipal, alguns estabelecimentos insistiam em abrir as portas. Nesse caso, uma equipe da Vigilância Sanitária faz orientações, mostrando a importância das medidas preventivas que devem ser obedecidas e graças a essas medidas o Piauí vem garantindo as condições de organização e capacidade de atendimento às pessoas em suas unidades de saúde”, disse.
Decretos determinam distanciamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio
Getty Images via BBC
Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas das formas de se prevenir:
Dicas de prevenção contra o coronavírus
Arte/G1
Initial plugin text

By Negócio em Alta

Veja também